14 de Novembro de 2013 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Estado reúne profissionais e gestores de saúde para o I Seminário Estadual sobre a Segurança do Paciente no Piauí

A expectativa da DIVISA é que 300 pessoas participem do Seminário.

Estado reúne profissionais e gestores de saúde para o I Seminário Estadual sobre a Segurança do Paciente no Piauí

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), através da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado – DIVISA vai realizar na próxima terça-feira (19), no Diferencial Buffet, o I Seminário Estadual sobre Segurança do Paciente: Reflexões e Desafios.  O evento contará com palestras de técnicos do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e algumas experiências de implantação do Núcleo de Segurança do Paciente no Estado. O objetivo é sensibilizar gestores, profissionais e usuários dos serviços de saúde, sobre a qualidade do cuidado e segurança do paciente durante a atenção integral do usuário.

A expectativa da DIVISA é que 300 pessoas participem do Seminário. Entre elas, profissionais da atenção básica, visas municipais, hospitais públicos e privados do Estado e gestores.

O Piauí está em fase de implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente, lançado pelo Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em maio deste ano. Ele tem como objetivo, prevenir e reduzir a incidência de eventos adversos no atendimento e internação.

Uma das principais ações do Programa será a obrigatoriedade de que os estabelecimentos de saúde (hospitais, unidade básica de saúde, ambulatórios, entre outros) implantem um Núcleo de Segurança do Paciente (NSP). Para isso, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), através da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA) realizou uma oficina com gestores de saúde e representantes toda a rede de assistência da saúde de Teresina, a fim de sensibiliza-los a criação do Núcleo, que será uma referência dentro de cada instituição na promoção de uma assistência segura e também na orientação aos pacientes, familiares e acompanhantes de pessoas internadas.