08 de Maio de 2014 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

ANVISA suspende 14 marcas de tintas utilizadas em tatuagens

ANVISA suspende 14 marcas de tintas utilizadas em tatuagens

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) suspendeu ontem (06), 14 marcas de tintas utilizadas durante os procedimentos de tatuagens em todo o país. De acordo com a Agência, essas marcas não apresentam registro para a sua comercialização, pois podem conter metais pesados e que causam danos nocivos a população. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da ultima terça-feira.

As marcas suspensas foram: a Intenze, Eternal Ink, Suprema Collors, Solid Ink, Drawing Ink 700, Extrema Magic Collors, Master Ink, Kuro Sumi, Murano, Kactus, Kokkai Sumi Ink, Infinity Tattoo Ink, Korrai Sumi Ink e Bowery Ink. Ainda de acordo com a ANVISA, no Brasil, apenas há três marcas de tintas regulares para tatuagem, a Starbrite Colors, a Electric Ink  e a Irons Work.

No Piauí, a Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA) está comunicando as visas municipais através de oficio circular, sobre a suspenção das marcas, bem como a orientação sobre a sua inutilização. “Essa é uma ação que deve ser realizada pelas vigilâncias municipais, mas nós estamos sempre a disposição daqueles municípios que precisam do nosso apoio”, afirmou o diretor da DIVISA, João Cabral.

A ação da Anvisa  começou em janeiro deste ano, quando a Agência pediu às aos Centros de Vigilância Sanitária dos  estados e do Distrito Federal que inspecionasse se estaria ocorrendo a comercialização e o uso de tintas para tatuagem irregulares, sem registro. O primeiro resultado desta inspeção de caráter nacional foi a medida adotada em relação as marcas suspensas.

Em Teresina, essa ação foi desenvolvida pelas vigilâncias estadual e municipal, com as fiscalizações nos principais estabelecimentos que realizam tatuagens em Teresina. “Fizemos inspeções nos três principais estabelecimentos de estúdios de tatuagens na capital, pois são eles que fazem a distribuição das tintas para os outros estúdios. Durante a ação, não encontramos nenhuma das substâncias que apresentava irregularidade, segundo a ANVISA”, disse a coordenadora de sangue e hemoderivados da DIVISA, Catarina Angélica.

A Anvisa já havia suspendido a marca Supreme, fabricados por Tseva Indústria e comércio , em janeiro passado, após receber uma denúncia do Ministério Público do estado de São Paulo.

A fiscalização continuará. A pigmentação artificial permanente para pele, incluindo as tintas de tatuagem, é regulamentada na Anvisa  por meio da Resolução da Diretoria Colegiada de número 55 publicada em 2008, a RDC 55/2008.

Com informações da ANVISA