29 de Maio de 2014 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Divisa reúne municípios com recursos suspensos pelo MS

Eles vão receber orientações sobre a regularização das vigilâncias sanitárias municipais no Sistema de Informação Ambulatorial (SIA/SUS)

Os 78 municípios que tiveram seus recursos financeiros suspensos pelo Ministério da Saúde participarão de uma oficina, nos próximos dias 2 e 3 de junho, para receber orientações sobre a regularização das vigilâncias sanitárias municipais no Sistema de Informação Ambulatorial (SIA/SUS).

Os recursos foram suspensos por esses municípios não cadastrarem os serviços de vigilância sanitária no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde ou não alimentarem regularmente o SIA/SUS.

A oficina será realizada pela Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA) em parceria com a Diretoria da Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (DUCARA). “É responsabilidade da DIVISA, o monitoramento da regularidade na alimentação do Sistema, junto aos municípios do Estado, portanto, estamos realizando essa parceria com a DUCARA para que a gente consiga orientar adequadamente os profissionais e assim termos a regularização do recurso junto ao Ministério da Saúde”, destacou o diretor da DIVISA, José Alexandre.

Devem participar da Oficina, os coordenadores de vigilâncias dos municípios e os profissionais responsáveis pela digitação dos procedimentos no boletim de produção ambulatorial. “É importante ressaltarmos a participação desses dois profissionais, pois eles são as pessoas que trabalham diretamente com a alimentação do Sistema”, disse o diretor.

A Oficina será realizada exclusivamente para os 78 municípios irregulares com Ministério da Saúde, que serão divididos durante os dois dias do evento.

Os municípios devem confirmar a presença através telefone 321603662 ou pelo email visapiaui@yahoo.com.br.

Veja abaixo a lista dos municípios que devem participar da Oficina.

Municípios participantes no dia 02

Acauã, Alagoinha do Piauí, Aroeira do Itaim, Belém do Piauí, Bocaina, Campo Grande do Piauí, Curral Novo do Piauí, Francisco Macêdo, Geminiano, Ipiranga, Jacobina, Pio IX, Santo Antônio de Lisboa, São José do Piauí, São Julião, Simões, Vera Mendes, Bom Jesus, Barreiras do Piauí, Colônia do Piauí, Cristino Castro, Eliseu Martins, Gilbués, Júlio Borges, Monte Alegre, Redenção do Gurgueia, São Gonçalo do Gurgueia, Sebastiao Barros, São Raimundo Nonato, Anísio de Abreu, Bonfim do Piauí, Coronel José Dias, Fartura do Piauí, Guaribas, João Costa, São Lourenço do Piauí, São Braz do Piauí, Várzea Branca e Campo Alegre do Fidalgo.

Municípios participantes no dia 03

Bom Princípio, Cocal dos Alves, Ilha Grande, Campo Largo, Morro do Chapéu, Nossa Senhora dos Remédios, Jatobá, Juazeiro, Sigefredo Pacheco, São Miguel do Tapuio, Agricolândia, Altos, Alto Longá, Lagoa do Piauí, Miguel Alves, Nazaré, Regeneração, São Gonçalo do Piauí, Lagoinha do Piauí, Floriano, Brejo do Piauí, Bertolínea, Canavieira, Jerumenha, Pavussu, São Miguel do Fidalgo, Aroazes, Barra do Alcântara, Francinópolis, Inhuma, Pimenteiras, Várzea Grande, Conceição do Canindé, Floresta do Piauí, Isaias Coelho e Antônio Almeida.