10 de Fevereiro de 2015 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Vigilância Sanitária fiscaliza estabelecimentos de saúde e alimentos para o carnaval

A Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado do Piauí (DIVISA) vai intensificar as inspeções sanitárias nos municípios de grande fluxo turístico para o período de carnaval. O objetivo é minimizar os riscos da população durante os dias de folia e com isso, possibilitar aos foliões, um atendimento com qualidade e segurança.

Serão fiscalizados os estabelecimentos que manipulam e comercializam alimentos, como bares, restaurantes, hotéis, supermercados, panificadoras, mercados públicos, entre outros e ainda os estabelecimentos de saúde.

No total, quatro municípios deverão ser inspecionados. São eles: Luís Correia, Cajueiro da Praia, Floriano e Água Branca. “Apenas esses  municípios necessitarão de reforço da Vigilância Estadual, tendo em vista a grandiosidade da festa. Nos outros locais, as vigilâncias sanitárias municipais também estão fazendo esse mesmo trabalho”, explicou a gerente  de controle, serviços e produtos da DIVISA, Maria Veloso.

Para a realização desta ação, a DIVISA montou duas equipes de trabalho, formada por fiscais.

Outra ação da VISA Estadual será o monitoramento do gerenciamento de resíduos (lixo). “As equipes vão verificar os postos de coleta, pontos de apoio e fazer as recomendações adequadas para o destino desses resíduos” pontuou a gerente.   A ação, que já faz parte do calendário anual da DIVISA, acontece durante toda esta semana que antecede ao carnaval, de 9 a 13, e será realizada em parceria com as vigilâncias sanitárias municipais.

Por Cyntia Veras