20 de Julho de 2015 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Vigilância Sanitária fiscaliza estabelecimentos no litoral

Os fiscais inspecionaram mais de 30 estabelecimentos nos municípios de Parnaíba, Ilha Grande, Cajueiro da Praia e Luís Correia

Vigilância Sanitária fiscaliza estabelecimentos no litoral

Fiscais da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA) estiveram no litoral do Piauí para inspecionar estabelecimentos que manipulam alimentos. O objetivo da ação foi apoiar os principais municípios da região para atender os turistas, devido a grande demanda de produtos e serviços oferecidos para a temporada de férias.

Os fiscais inspecionaram mais de 30 estabelecimentos nos municípios de Parnaíba, Ilha Grande, Cajueiro da Praia e Luís Correia.

A ação, que foi realizada em parceria com as vigilâncias sanitárias municipais, inspecionou restaurantes, pousadas, panificadoras, hotéis, churrascarias, lanchonetes, supermercados, barracas e outros estabelecimentos que oferecem serviços de alimentação.

Durante as fiscalizações, a DIVISA identificou alguns estabelecimentos que não atendiam os critérios da vigilância sanitária, e por isso, tiveram que ser fechados temporariamente para fazer adequações imediatas e outros em curto prazo. “Após o prazo estabelecido pela Vigilância Sanitária, esses estabelecimentos atenderam as exigências necessárias e voltaram ao seu funcionamento normalmente”, explicou a gerente de produtos e serviços da DIVISA, Maria Veloso.

Para Maria Veloso, é importante a participação da população para que os estabelecimentos passem a estar de acordo com as normas sanitárias. “É importante que a população também se sinta um fiscal e sejam exigentes com a qualidade dos produtos que estão consumindo e façam as suas reclamações junto aos estabelecimentos”, acrescentou.

Além das fiscalizações, a DIVISA reuniu com ambulantes, feirantes, comerciantes e técnicos das vigilâncias sanitárias municipais para discutir ações preventivas.

Ainda durante a ação, as equipes da Vigilância Sanitária Estadual verificaram o acondicionamento e coleta dos resíduos nos serviços de saúde e estabelecimentos de alimentação.