Notícias
31 de Agosto de 2015 | Atualizado em 24 de Novembro de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br
Vigilância Sanitária ministra palestra para alunos de enfermagem
A palestra abordou temáticas sobre a atuação da Vigilância Sanitária no âmbito local e nacional
A Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (Divisa) recebeu, na manhã desta quinta-feira (27), alunos do 6º período do curso de enfermagem da Faculdade Facid Devry. Os estudantes participaram de palestras sobre o papel e áreas de atuação da Vigilância Sanitária no âmbito local e nacional, ministradas pela enfermeira, Thais Marwell e a técnica em saneamento da Divisa, Zêlha Vieira.
Os códigos de saúde que regem a atuação da Vigilância Sanitária, fiscalização de alimentos, medicamentos e descarte de lixo em estabelecimentos, deram inicio as discussões. “Nossa missão é promover e proteger a saúde da população pelo controle sanitário dos serviços e da comercialização de produtos em todo o Estado, mas todo cidadão é um vigilante também e devem estar atentos como consumidor”, comentou a palestrante, Zêlha Vieira.
Os alunos tiveram apresentação ainda sobre o trabalho realizado no Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador do Piauí (Cerest) e no Centro de Informação Toxicológica (Citox).
Sobre a importância do papel educativo e fiscalizador da Vigilância, a enfermeira, Thaís Marwell, ressaltou a parceria da Divisa junto aos estabelecimentos. “Os donos de estabelecimentos têm que ver a Vigilância como um parceiro, que está ali não só para fiscalizar, mas também para orientar e auxiliar, para que os produtos e serviços oferecidos sejam de boa qualidade, minimizando os riscos para sociedade”.
Os alunos tiveram a oportunidade de interagir diretamente com profissionais atuantes na área de Vigilância Sanitária, agregando conhecimentos e experiências ao aprendizado. “A minha visão sobre o papel da Vigilância Sanitária ficou mais esclarecida depois da palestra, com certeza essas informações serão fundamentais para meu curso”, afirmou a estudante de enfermagem, Emiliana Santos.
Por Denise Nascimento