16 de Outubro de 2015 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

SESAPI comemora o Dia Mundial da Alimentação

Evento contou com feira de orgânicos, palestras sobre alimentação saudável, entre outras atividades

SESAPI comemora o Dia Mundial da Alimentação

 

Hoje, dia 16 de outubro, é o Dia Mundial da Alimentação e a Secretaria de Saúde do Piauí (SESAPI) realizou uma feira com a comercialização de frutas e verduras orgânicas e produtos naturais, aferição de pressão arterial, medição da glicemia e peso corporal para servidores do Cenro Administrativo. O evento aconteceu no pátio da SESAPI.  

 

“Nossa intenção é mostrar que o consumo de produtos sem agrotóxicos são mais saudáveis e incentivar para que o servidor aqui do Centro Administrativo consuma esses alimentos, promovendo saúde para os trabalhadores públicos”, explicou Vera Cavalcante, coordenadora do CEREST, que revelou ainda  a intenção da feira ser permanente, que aconteça pelo menos uma vez por semana.

 

 A presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional no Piauí, Norma Sueli, esteve presente no evento e comentou sobre a importância do evento. “É uma forma de promovermos cada vez mais uma alimentação adequada, de qualidade e também incentivar os pequenos agricultores e produtores”,disse.

 

Em parceria com Faculdades, o evento contou ainda com palestras ministradas por estudantes do curso de nutrição da Faculdade Santo Agostinho e com alunos do curso de técnico de enfermagem da Faculdade São Camilo, medindo a glicemia e aferindo pressão arterial dos participantes.  “Através desse contato com o público, os alunos têm uma vivência além da sala de aula, botando em prática a teoria.”, afirmou a coordenadora do curso de nutrição da Faculdade Santo Agostinho e conselheira do Consea, Luiza Marli.

 

Foram convidados produtores e agricultores de zonas rurais próximas a Teresina, também como parte de incentivo social a pequenos agricultores e produtores. A feira contou com o comércio de frutas, cajuína, doces, bolos, verduras e sucos, todos advindos de produtos sem uso de agrotóxicos e naturais. 

 

A produtora de cajuína e doces Francisca Teixeira, é da zona rural, na Serra do Gavião, participou do evento comercializando seus produtos. “A feira tá sendo muito boa, porque além de divulgar nossos produtos, as pessoas podem comer melhor, tudo aqui é natural”, comentou a produtora.

 

Por: Cyntia Veras e Denise Nascimento