23 de Fevereiro de 2016 | Atualizado em 01 de Julho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

CEREST realiza capacitação Saúde do Trabalhador para Atenção Básica

CEREST realiza capacitação Saúde do Trabalhador para Atenção Básica

O CEREST Estadual do Piauí iniciou na manhã de hoje, 22, em Parnaíba, o curso de capacitação em Saúde do Trabalhador para Atenção Básica. O objetivo é incorporar as novas práticas sanitárias voltadas para o atendimento integral das necessidades do trabalhador e, prioritariamente, para o desenvolvimento de ações de promoção e prevenção de agravos à saúde dos trabalhadores, inseridos ou não nos processos produtivos, através da articulação dos vários atores sociais presentes nos territórios de abrangência das equipes da ESF.

A programação traz conhecimentos sobre o modelo de desenvolvimento e processo saúde-doença; as relações trabalho-saúde e doença; saúde do trabalhador no SUS-Legislação; identificação das relações trabalho/saúde/doença no território-riscos; o trabalho da Atenção Básica e as atribuições no cuidado à saúde dos trabalhadores; estudos de caso e desenvolvimento de ações de cuidados à saúde do trabalhador.

A capacitação segue até amanhã (23), tratando sobre os Sistemas de Informação(SINAN), fichas da Atenção Básica e Fichas do SINAN, Protocolos.

Participam da capacitação, profissionais dos municípios do território da Planície Litorânea, a coordenadora da Regional de Saúde de Parnaíba, Paula Araújo, o coordenador do CEREST Regional de Parnaíba, Nonato Souza e profissionais do CEREST de Parnaíba.