04 de Março de 2016 | Atualizado em 01 de Julho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Divisa e Uespi firmam parcerias para encontro sobre segurança do paciente

Notícias 04/03/2016 - 09h36 Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com Divisa e Uespi firmam parcerias para encontro sobre segurança do paciente O objetivo é fortalecer, junto aos estudantes de graduação e técnicos das áreas de Saúde, o conhecimento sobre a cultura de Segurança do Paciente dentro dos hospitais e em outros serviços de saúde do Estado

Divisa e Uespi firmam parcerias para encontro sobre segurança do paciente

A Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (Divisa) e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) firmaram parceria para realizar o I Encontro Integração de Ensino e Assistência em Segurança do Paciente com acadêmicos dos cursos de medicina, enfermagem e fisioterapia da UESPI.

O Encontro, que aconteceu no auditório da FACIME, durante todo o dia de ontem (03),e teve como objetivo fortalecer, junto aos estudantes de graduação e técnicos das áreas de Saúde, o conhecimento sobre a cultura de Segurança do Paciente dentro dos hospitais e em outros serviços de saúde do Estado. “Eu fico muito feliz com mais essa parceria com a UESPI, pois ela vem para proporcionar a aproximação entre a academia e o serviço que vivencia as rotinas, possibilitando a disseminação do conhecimento e consequentemente a melhoria na qualidade da atenção ao paciente”, disse a diretora da Divisa, Tatiana Chaves.

O Brasil faz parte da Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2004, que visa adotar medidas de melhoria no atendimento ao paciente e aumentar a qualidade dos serviços de saúde. Para isso, o Ministério da Saúde instituiu, em abril de 2013, através da Portaria Nº 529/13, o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP).

O PNSP tem como objetivo promover e apoiar a implementação de iniciativas voltadas à segurança do paciente em diferentes áreas da atenção, organização e gestão de serviços de saúde, por meio da implantação da gestão de risco e de Núcleos de Segurança do Paciente nos estabelecimentos de saúde que são pautados em 6 protocolos definidos: identificação do paciente; higienização das mãos; segurança cirúrgica; segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; prevenção de quedas dos pacientes; prevenção de úlceras por pressão.

Desde que o PNSP foi instituído, o Governo do Estado do Piauí, tem trabalhado intensamente para a implantação do Programa nos hospitais estaduais e com isso fortalecer o atendimento a saúde dos piauienses.

A Vigilância Sanitária está orientando os hospitais públicos e privados sobre a importância da implantação do Programa disseminando, através das legislações sanitárias, as ações que devem ser desenvolvidas ao cumprimento do programa.

Dentre os hospitais que estão implantando os Núcleos de Segurança do Paciente, o Hospital Getúlio Vargas tem sido referência com relação às ações de implantação dos protocolos, o que tem contribuído para a melhoria dos seus atendimentos.  “É um hospital que tem sido parceiro da Vigilância Sanitária, com o apoio em encontros e treinamentos realizados pela Divisa, mostrando a sistemática e a vivência do hospital”, disse a gerente de controle de estabelecimentos de saúde da Divisa, Romênia Nolêto.

As legislações vigentes e os protocolos básicos de Segurança do Paciente estão disponíveis na página da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) no endereço eletrônico www.anvisa.gov.br.