15 de Março de 2016 | Atualizado em 24 de Novembro de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Anvisa lança cartilha com recomendações técnicas para o combate ao Aedes aegypti

Com este material, o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária oferece mais informações para desenvolver, junto às demais áreas do setor saúde, suas ações no combate ao mosquito

Anvisa lança cartilha com recomendações técnicas para o combate ao Aedes aegypti

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) elaborou uma cartilha que traz subsídios e recomendações para auxiliar as vigilâncias sanitárias de todo o país no combate ao Aedes aegypti e, consequentemente, para a prevenção e o controle da Dengue, Chikungunya e Zika.

Com este material, o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária oferece mais informações para desenvolver, junto às demais áreas do setor saúde, suas ações no combate ao mosquito, tanto nas situações de rotina, quanto em ocasiões especiais onde à atuação conjunta com outros agentes de saúde seja necessária para a intervenção em estabelecimentos comerciais ou em domicílios.

A cartilha orienta, além dos integrantes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, as equipes das secretarias estaduais e municipais de Saúde, possibilitando que elas sejam parte ativa da mobilização nacional contra o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. “Essa é mais uma ferramenta que temos a nossa disposição para que a gente consiga mobilizar os profissionais de saúde e a população no combate ao mosquito Aedes aegypti”, disse a diretora da Vigilância Sanitária do Piauí, Tatiana Chaves.

O documento aborda duas questões principais: o papel da vigilância sanitária, no âmbito da vigilância em saúde, no que tange ao controle do principal vetor das doenças, o Aedes aegypti e a fiscalização e o monitoramento de produtos repelentes e inseticidas no mercado.

Acesse aqui o documento eletrônico.

Fonte: Anvisa