01 de Agosto de 2016 | Atualizado em 01 de Julho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Fiocruz prepara profissionais do Piauí para inspeções em ambientes de trabalho

O curso é uma das ações articuladas pela Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí para marcar o Dia Nacional de Vigilância Sanitária

Fiocruz prepara profissionais do Piauí para inspeções em ambientes de trabalho

Multiplicadoras da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) estão em Teresina para ministrar o Curso Básico de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) no Sistema Único de Saúde (SUS). O curso é uma das ações articuladas pela Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA), por meio do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), que devem marcar o Dia Nacional de Vigilância Sanitária, que acontece na próxima sexta-feira (05).

O curso é um projeto do Ministério da Saúde, realizado juntamente com a Fiocruz e tem como objetivo, subsidiar a formação de agentes de Vigilância em Saúde do Piauí, com orientações voltadas às inspeções em ambientes de trabalho.

A formação de profissionais do SUS para o exercício da Visat é necessário para fazer referência ao grave quadro de doenças, acidentes e mortes relacionadas ao trabalho no Brasil. “Após o curso, esses profissionais estarão ainda mais preparados para realizar as inspeções nos ambientes de trabalho, com o olhar voltado para as doenças e riscos dos trabalhadores no desempenho de suas atividades”, explicou a multiplicadora da Fiocruz, Edinalva Gomes.

No Piauí, participam da ação, os profissionais que atuam na Vigilância Sanitária do Estado, nos Cerests Estadual e Regionais, representantes de Sindicatos e da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador.

O curso acontece no auditório do CEREST, nos turnos manhã e tarde, durante toda esta semana, utilizando uma metodologia de treinamento em serviço e uma supervisão continuada.