Notícias
23 de Setembro de 2016 | Atualizado em 24 de Novembro de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br
Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Rural será inaugurado em outubro
A equipe profissional que vai atuar no Cerest Regional de Uruçuí participou de oficina de trabalho.
Programado para ser inaugurado em outubro, durante as comemorações do Dia do Piauí, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Rural (Cerest) - Regional de Uruçuí, está nos ajustes finais para receber os trabalhadores daquela região. Com a obra pronta, o passo seguinte já foi dado com a realização de oficina de trabalho para a equipe profissional que vai atuar na unidade. A oficina ocorreu esta semana, contemplando os médicos do trabalho, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e pedagogos.
“O encontro foi para informarmos à equipe sobre a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, o objetivo e as contribuições que o centro pode oferecer à população, para promoção da saúde, principalmente dos trabalhadores rurais, considerando o perfil produtivo da região”, explicou a coordenadora do Cerest Estadual, Vera Regina Cavalcante.
A diretora da Vigilância Sanitária do Estado (Divisa), Tatiana Chaves, explica que o Cerest Rural vai contemplar os trabalhadores de cinco municípios da região - Antônio Almeida, Sebastião Leal, Ribeiro Gonçalves, Baixa Grande do Ribeiro e Uruçuí. “A implantação do Cerest na região vai proporcionar uma melhor qualidade de vida para esses trabalhadores, que serão acompanhados diretamente por profissionais de saúde”, completa Tatiana Chaves.
A implantação do Cerest em Uruçuí é resultado do Acordo de Cooperação entre o Ministério da Saúde e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), tendo sido uma indicação do Cerest/PI e Fetag, com base nos seguintes critérios: matriz produtiva agropecuária baseada na alta produção; presença de grupos econômicos nacionais e internacionais com forte atuação na agropecuária comercial; utilização de tecnologias e insumos que coloquem em risco a saúde da população e do ambiente; situação de riscos, agravos e adoecimentos à saúde do trabalhador e trabalhadora rural.
Atualmente, o Piauí conta com quatro unidades do Cerest (Teresina, Parnaíba, Picos e Bom Jesus), prontas para desenvolver as ações de Saúde do Trabalhador em todos os níveis de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo a assistência, prevenção, promoção e reabilitação.