23 de Setembro de 2016 | Atualizado em 01 de Julho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Rural será inaugurado em outubro

A equipe profissional que vai atuar no Cerest Regional de Uruçuí participou de oficina de trabalho.

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Rural será inaugurado em outubro

Programado para ser inaugurado em outubro, durante as comemorações do Dia do Piauí, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Rural (Cerest) - Regional de Uruçuí, está nos ajustes finais para receber os trabalhadores daquela região. Com a obra pronta, o passo seguinte já foi dado com a realização de oficina de trabalho para a equipe profissional que vai atuar na unidade. A oficina ocorreu esta semana, contemplando os médicos do trabalho, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e pedagogos.

“O encontro foi para informarmos à equipe sobre a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, o objetivo e as contribuições que o centro pode oferecer à população, para promoção da saúde, principalmente dos trabalhadores rurais, considerando o perfil produtivo da região”, explicou a coordenadora do Cerest Estadual, Vera Regina Cavalcante.

A diretora da Vigilância Sanitária do Estado (Divisa), Tatiana Chaves, explica que o Cerest Rural vai contemplar os trabalhadores de cinco municípios da região - Antônio Almeida, Sebastião Leal, Ribeiro Gonçalves, Baixa Grande do Ribeiro e Uruçuí.  “A implantação do Cerest na região vai proporcionar uma melhor qualidade de vida para esses trabalhadores, que serão acompanhados diretamente por profissionais de saúde”, completa Tatiana Chaves.

A implantação do Cerest em Uruçuí é resultado do Acordo de Cooperação entre o Ministério da Saúde e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), tendo sido uma indicação do Cerest/PI e Fetag, com base nos seguintes critérios: matriz produtiva agropecuária baseada na alta produção; presença de grupos econômicos nacionais e internacionais com forte atuação na agropecuária comercial; utilização de tecnologias e insumos que coloquem em risco a saúde da população e do ambiente; situação de riscos, agravos e adoecimentos à saúde do trabalhador e trabalhadora rural.

Atualmente, o Piauí conta com quatro unidades do Cerest (Teresina, Parnaíba, Picos e Bom Jesus), prontas para desenvolver as ações de Saúde do Trabalhador em todos os níveis de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo a assistência, prevenção, promoção e reabilitação.