22 de Fevereiro de 2017 | Atualizado em 01 de Julho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Motoristas da SESAPI recebem palestras sobre Saúde Mental

O Projeto iniciou com os motoristas, mas será expandido para outras categorias no decorrer do ano.

Motoristas da SESAPI recebem palestras sobre Saúde Mental

A categoria de motoristas da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) foi o público escolhido pelo Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) para iniciar o Projeto na área da Saúde Mental deste ano, que tem a temática voltada à segurança no trânsito.

O Projeto tem como objetivo prevenir e identificar possíveis problemas ocupacionais nesses profissionais, com ênfase na saúde mental. “A gente sabe que atualmente temos um grande número de pessoas com a sua saúde mental afetada, muitos dos transtornos relacionados ao trabalho, o que na maioria das vezes, gera também uma repercussão no relacionamento familiar. Então estamos reunidos aqui para ajudar esses profissionais a prevenir esses transtornos e claro, fazer um encaminhamento correto para o tratamento, caso seja necessário”, explicou a psicóloga do CEREST, Roselane Sousa.

Para qualificar ainda mais o Projeto, tendo em vista que os motoristas atuam diariamente no trânsito, o CEREST convidou o presidente do Conselho Regional de Psicologia, Eduardo Moita, para fazer uma apresentação sobre as Estatísticas do Trânsito na região Nordeste, no sentido de sensibilizar os profissionais sobre os fatores de risco e os índices de segurança. “Esse Projeto é uma excelente iniciativa do CEREST, pois é importante para eles terem uma noção do que realmente esta acontecendo no nosso transito e, principalmente, a responsabilidade deles como motorista profissional no trânsito”, disse Eduardo Moita.

Cerca de 20 motoristas da SESAPI participaram do primeiro dia do Projeto. Amanhã (21), a equipe de psicologia do CEREST dará continuidade ao evento com outro grupo dos profissionais.

O Projeto iniciou com os motoristas, mas será expandido para outras categorias no decorrer do ano, como profissionais de saúde, professores, entre outras.