08 de Fevereiro de 2018 | Atualizado em 01 de Julho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Vigilância Sanitária e CIASPI são parceiros no atendimento ao trabalhador

Os órgãos têm como principal objetivo, o desenvolvimento de políticas de saúde preventiva e de segurança no trabalho.

Vigilância Sanitária e CIASPI são parceiros no atendimento ao trabalhador

A Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA), através do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e o Centro Integrado de Atenção do Servidor Público do Estado do Piauí (CIASPI), agora estão juntos nas ações de atendimento a saúde do trabalhador piauiense.

Os órgãos têm como principal objetivo, o desenvolvimento de políticas de saúde preventiva e de segurança no trabalho, através de indicadores e monitoramento dos fatores de risco, realizando em paralelo, ações que visam garantir melhoria das condições de trabalho, por meio de inspeções e relatórios, que servirão como norteadores para o desenvolvimento das atividades de prevenção, promoção e reabilitação em saúde do trabalhador.

O CEREST atua no Estado desde 2003, com sede em Teresina, dispondo de diversos serviços para o trabalhador, com ou sem carteira assinada, da rede pública e privada do Piauí. “O CEREST tem uma equipe multidisciplinar, que oferece atendimentos em diversas áreas para o trabalhador, como psicólogos, médicos do trabalho, assessoria jurídica, odontólogos, serviços de vacina, entre outros”, descreveu a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

Além do CEREST Estadual, os trabalhadores contam ainda com o serviço em outros quatro municípios do Estado; Bom Jesus, Parnaíba, Picos e Uruçuí.

O CIASPI, recém-inaugurado pelo governador Wellington Dias, atende incialmente, somente servidores públicos da capital, porém, com perspectivas para expandir o serviço para Parnaíba, Floriano, Bom Jesus, Picos e São João do Piauí, posteriormente. “O CIASPI tem como finalidade precípua, gerar um novo olhar para o agente público, cuidando do seu maior patrimônio, que são os servidores, ou seja, homens e mulheres que através da prestação de seus serviços personificam o Estado”, disse Elismary Alencar, que é membro do Conselho Gestor do CIASPI.