23 de Abril de 2018 | Atualizado em 01 de Julho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Piauí recebe auditoria da Anvisa

Essa auditoria ocorreu em continuidade ao processo iniciado em 2014 pela ANVISA, a qual faz parte do Programa de Auditoria Técnica do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS)

O Piauí recebeu no último dia 23, auditores da ANVISA, para realizar o monitoramento das atividades referentes à estruturação dos Procedimentos Operacionais Padrões (POP’s), relativos às atividades de condução da inspeção de empresas fabricantes de medicamentos, de insumos farmacêuticos ativos (IFA’s) e de produtos para a saúde, bem como avaliar a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

Essa auditoria ocorreu em continuidade ao processo iniciado em 2014 pela ANVISA, a qual faz parte do Programa de Auditoria Técnica do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). Na ocasião, foram convidados os secretários de estado da saúde e, respectivos, responsáveis pelas Vigilâncias Sanitárias Estaduais, tendo como base legal os critérios estabelecidos pela Resolução RDC n° 34/2013, que institui os procedimentos, programas e documentos padronizados a serem adotados no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), para padronização das atividades de inspeção em empresas de medicamentos, produtos para a saúde e insumos farmacêuticos e envio dos relatórios pelo Cadastro Nacional de Inspetores Sanitários (CANAIS).

A implantação do SGQ apresentou-se como um desafio para todos os técnicos da Vigilância Sanitária do Piauí. “Nessa etapa inicial foi imprescindível o apoio dos técnicos da ANVISA e das VISA’S Estaduais de São Paulo e Santa Catarina, para a construção do SGQ no Estado, que atualmente encontra-se em processo de implantação e implementação, dispondo da Comissão Técnica de Gestão Qualidade (CTGQ), como assessoria direta desta Diretora, e do Grupo de Auditores Internos da DIVISA”, destacou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

Em 2016, ocorreu o primeiro monitoramento da ANVISA no Piauí, no qual foram avaliados 44 itens, obtendo 24% dos itens em conformidade. Na oportunidade, foi estabelecido um Plano de Ação contendo as ações corretivas para a melhoria contínua da Gestão da Qualidade e dos procedimentos técnicos da DIVISA-PI. Em 2018 aconteceu o segundo monitoramento da ANVISA, com avaliação dos 26 itens remanescentes do processo de 2016. Os resultados demonstram um avanço para 57% de itens atendidos, sendo perceptível a evolução SGQ, segundo os critérios analisados.

Um ponto de destaque da Auditoria da ANVISA foi a necessidade de capacitar os técnicos da DIVISA com foco na melhoria das práticas de inspeção. “As capacitações são necessárias para que os técnicos do Piauí se atualizem, uma vez que as legislações estão em constantes mudanças para acompanhar os avanços técnico-operacionais das empresas de produtos e serviços, de modo a atender às novas exigências do mercado, e a fiscalização sanitária deve pautar-se na prevenção dos riscos e proteção da saúde da população”, ressaltou a farmacêutica, inspetora de IFA, Wanieire Veloso.

Esses monitoramentos terão continuidade com a vinda dos auditores da União Europeia, em Junho deste ano, para avaliar o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.