01 de Agosto de 2019 | Atualizado em 01 de Julho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

SESAPI divulga programação para comemorações do Dia Nacional de Vigilância Sanitária

O momento será marcado por atividades que promovem a conscientização da população

O Dia 05 de Agosto foi definido como o Dia Nacional de Vigilância Sanitária. A data foi determinada pela Lei 13.098, de 27 de janeiro de 2015 e coincide com o dia do nascimento de Oswaldo Cruz, maior nome da história da vigilância sanitária no Brasil. A norma prevê que esse momento seja marcado por atividades que promovam a conscientização da população, proporcionando esclarecimentos sobre temas relacionados à vigilância sanitária para estudantes, profissionais de saúde, trabalhadores em geral e demais cidadãos.

Diante disso, a Secretaria Estadual da Saúde (SESAPI), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA) elaborou uma vasta programação para os meses de agosto, setembro e outubro, envolvendo diversas áreas de atuação do órgão. “A Vigilância Sanitária trabalha com produtos, serviços, tecnologias e principalmente com as a pessoas. São elas (usuários, colaboradores e população em geral), que vivem e convivem com a VISA no nosso dia e que detém o grande poder de traçar novos cenários de mudanças em prol da melhoria da saúde publica através do controle social, empoderamento comunitário e participação popular”, destacou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

As ações de Vigilância Sanitária permeiam todo o cotidiano do cidadão através do consumo na padaria, supermercados, frigoríficos, restaurantes, farmácias de manipulação, no salão de beleza, consultórios, laboratórios, enfim, em cada serviço e produto consumido. “Em todas essas ações nós contamos com o apoio dos nossos parceiros, que são essenciais para a efetivação das atividades”, acrescentou Tatiana Chaves.

Essas ações envolvem um trabalho conjunto do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) a nível Federal, Estadual e Municipal, cuja importância, abrangência e complexidade do seu campo de atuação demandam uma reponsabilidade conjunta dos entes do SNVS e da sociedade.

Confira abaixo a programação da DIVISA para o Dia Nacional de Vigilância Sanitária.

CRONOGRAMA DE EVENTOS DIVISA/CEREST 2° SEMESTRE 2019

02/08

VideoConferência sobre a Política Nacional de Sangue e Hemoderivados com a Anvisa, Hemorrede e DIVISA

Oficina NOTIVISA, CCIH e NSP com Hospitais da capital e interior do Estado