01 de Agosto de 2019 | Atualizado em 01 de Julho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Vigilância Sanitária realiza amanhã capacitação para hospitais da capital e interior do Estado

A ação faz parte das atividades alusivas ao Dia Nacional de Vigilância Sanitária

Amanhã (02), a Secretaria Estadual da Saúde (SESAPI), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA) dará início às atividades que vão marcar as comemorações pelo Dia Nacional de Vigilância Sanitária, que acontece na próxima segunda-feira (05).

A programação começará no turno da manhã, a partir das 8h, no auditório da DIVISA, com a capacitação do NOTIVISA para os coordenadores dos núcleos de segurança do paciente, dos hospitais públicos e privados de Teresina, que realizam partos por cesárea. O Notivisa é o sistema informatizado desenvolvido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para receber notificações de incidentes, eventos adversos (EA) e queixas técnicas (QT) relacionadas ao uso  de produtos e de serviços sob vigilância sanitária. 

Ainda pela manhã, simultaneamente, acontecerá a VideoConferência sobre a Política Nacional de Sangue e Hemoderivados com a participação da Anvisa, Hemorrede e DIVISA.

No turno da tarde as atividades continuam com a capacitação dos coordenadores da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) dos hospitais do Estado. “Nesse momento, além dos hospitais de Teresina, também foram convidados os hospitais que realizam partos por cesárea no interior”, explicou a gerente de estabelecimentos de saúde da DIVISA, Romênia Nolêto.  No total, foram convidados 38 hospitais.

Todos os hospitais que realizam partos por cesárias são considerados serviços prioritários pela Anvisa, portanto, obrigatórios de realizar as notificações mensais no FORMSUS sobre o controle de infecção, quanto ao número de infecções de sitio cirúrgico (local da cirurgia), número total de partos cirúrgicos e vigilância pós alta das pacientes. “Além deste requisito, estes serviços devem realizar as notificações quanto a assistência à saúde no Notivisa e para tanto, o cadastramento dos seus núcleos de segurança do paciente”, acrescentou a gerente.

 A meta da SESAPI/DIVISA é melhorar o quadro de notificações no Piauí chegando a 100%, até 2023. “Ainda existe uma subnotificação dos dados de qualquer natureza das notificações em todo o país, e com isso, o nosso objetivo é sensibilizar os gestores e profissionais dos hospitais do Piauí, para que intensifiquem as notificações e a partir daí possamos identificar as dificuldades e os pontos que devemos trabalhar para dar uma melhor qualidade aos usuários durante os atendimentos e internações nas unidades de saúde”, finalizou Romênia Nolêto.