27 de Agosto de 2019 | Atualizado em 01 de Julho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Vigilância Sanitária capacita técnicos para realizarem inspeções em serviços de endoscopia

O objetivo é capacitar esses municípios para realizar a inspeção dos serviços de endoscopia, promovendo a descentralização, de forma progressiva e monitorada pela DIVISA

Vigilância Sanitária capacita técnicos para realizarem inspeções em serviços de endoscopia

A Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA) iniciou nesta segunda-feira (26), o Curso de Inspeção de Boas Práticas em serviços de Endoscopia com base no gerenciamento de risco, com cerca de 30 municípios do Estado. “O objetivo é capacitar esses municípios para realizar a inspeção dos serviços de endoscopia, promovendo a descentralização, de forma progressiva e monitorada pela DIVISA”, explicou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

A capacitação está acontecendo no auditório da DIVISA, com programação até amanhã (27), nos turnos manhã e tarde. Durante os dois dias do Curso, o conteúdo será conduzido pelos técnicos da DIVISA.

No primeiro dia, os profissionais irão participar de aulas teóricas, no auditório da DIVISA. “Nesse primeiro momento, nós estaremos discutindo a lista de verificação que será aplicada nos serviços de endoscopia durante as fiscalizações e também discutindo a RDC N° 6/2013, que trata sobre os requisitos de Boas Práticas de Funcionamento para os serviços de endoscopia com via de acesso ao organismo por orifícios exclusivamente naturais”, destacou Tatiana Chaves.

Para o segundo momento da capacitação, a programação será realizada com aula prática em clinicas de endoscopia de Teresina. “Vamos dividir as turmas para visitarmos algumas clinicas de endoscopia da capital, para que os profissionais dos municípios vivenciem a prática da inspeção diretamente no serviço”, ressaltou a gerente de produtos e serviços da DIVISA, Maria Veloso.

Para a escolha dos municípios participantes da capacitação, a DIVISA levou em consideração dois critérios. “São aqueles municípios que possuem mais de 20 mil habitantes em sua localidade ou que possuam serviços de endoscopia”, finalizou a gerente.