10 de Março de 2020 | Atualizado em 01 de Julho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Técnicas do MS ministram curso para profissionais do CEREST

As técnicas estão na capital a convite da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA), por meio do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).

Técnicas do MS ministram curso para profissionais do CEREST

Técnicas da Coordenação de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde estão em Teresina para ministrar o Curso Matricial em saúde do Trabalhador na Atenção Básica, destinado aos profissionais dos CEREST’s Regionais, das Regionais de Saúde e Atenção Básica (AB).

Com o curso, a DIVISA/CEREST dá continuidade ao cumprimento do Plano de Ação de 2020, referente à capacitação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS).

O trabalho do CEREST com a Atenção Básica é orientado pelo referencial teórico-metodológico do apoio matricial. Aplicado a AB, isso significa uma estratégia de organização de trabalho em saúde.

Os objetivos do apoio matricial do CEREST se materializam por meio do compartilhamento de problemas, troca de saberes e práticas entre os diversos profissionais e da articulação pactuada de intervenções, levando em conta a clareza das responsabilizações comuns e as específicas da equipe de AB e dos diferentes profissionais do CEREST.

O Curso Matricial em saúde do Trabalhador na Atenção Básica, acontece até amanha (13), no auditório do CEREST está sendo ministrado pelas facilitadoras do MS, Élem Cruz e Flávia Nogueira.