03 de Abril de 2020 | Atualizado em 01 de Julho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Vigilância Sanitária orienta serviços funerários sobre manejo de pessoa morta por Coronavírus

As orientações são sobre a biossegurança para manejo de cadáveres suspeitos ou confirmados por COVID-19, realizado pelos serviços de  funerárias, cemitérios e crematórios.

A Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA), publicou nesta quinta-feira (02), as orientações sobre a biossegurança para manejo de cadáveres suspeitos ou confirmados por COVID-19, realizado pelos serviços de  funerárias, cemitérios e crematórios.

O objetivo das recomendações é orientar os serviços sobre as medidas que propiciem a execução dos procedimentos de velório, sepultamento, crematório, entre outros, com base em um conjunto de exigências mínimas de biossegurança e redução do risco de transmissão do vírus SARS-CoV-2, agente causador da Covid-19. “Além disso, orientar aos trabalhadores desses segmentos e afins, aos familiares e pessoas próximas à vítima, àqueles que de alguma forma necessitam ter contato com o corpo e, consequentemente, à população”, acrescentou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

As recomendações têm como referências, as orientações para Manejo de Corpos no contexto da Covid-19, expedidas pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), seguindo os parâmetros técnicos direcionados aos serviços funerários e afins utilizados em outras unidades da federação.

De acordo com Nota Técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o Princípio da Precaução de Controle de Infecção por Transmissão deve continuar sendo aplicado no manejo do cadáver, devido ao risco contínuo de transmissão infecciosa por contato, mesmo após a morte.

Em Amarante, a equipe da Vigilância Sanitária se adiantou e realizou de forma organizada, uma reunião com representantes das funerárias do município para fazer os esclarecimentos sobre as recomendações da DIVISA. “É importante ressaltar, que tudo isso que a gente tem construído é em parceria com as VISAS municipais. Quero agradecer ao esforço incansável desses profissionais, que se empenham a cada dia para desenvolverem as suas funções com dedicação e profissionalismo”, destacou, Tatiana Chaves.

Confira o documento completo das recomendações no site da Vigilância Sanitária do Estado por meio do link http://www.saude.pi.gov.br/divisa/documentos?id=12.