13 de Abril de 2020 | Atualizado em 01 de Julho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Vigilância Sanitária orienta penitenciárias sobre medidas preventivas contra o Coronavírus

O documento informa aos serviços sobre os cuidados preventivos para evitar a transmissão do Novo Coronavírus

Vigilância Sanitária orienta penitenciárias sobre medidas preventivas contra o Coronavírus

Diante da necessidade de garantir a saúde da população carcerária e dos menores infratores internados provisoriamente durante a pandemia do Coronavírus, a Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA) publicou nesta segunda-feira (13), as orientações gerais para as unidades prisionais e socioeducativas do Estado.

O documento informa a estes serviços sobre os cuidados com toda a comunidade carcerária e servidores penitenciários sobre a transmissão do Novo Coronavírus, destacando o alerta aos sintomas da doença, os riscos, bem como as medidas preventivas necessárias e possíveis a serem realizadas.

Dentre as recomendações, a DIVISA orienta os serviços ainda sobre o ingresso de novos detentos ou reeducandos nas unidades prisional ou socioeducativas, que devem, inicialmente, serem alojados isolados dos demais, até que sejam atendidos pela equipe de saúde. “Esse atendimento deve ser realizado em um prazo de 48 horas. Somente após o atendimento, o detento ou reeducando poderá passar a ter convívio com os demais”, explicou a diretora da Vigilância Sanitária do Estado, Tatiana Chaves.

A recomendação completa sobre as unidades prisionais e socioeducativas do Estado e outros serviços, estão disponíveis no site da DIVISA, por meio do link http://www.saude.pi.gov.br/divisa/documentos?id=12.