19 de Abril de 2020 | Atualizado em 24 de Novembro de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

COVID-19: Vigilância Sanitária orienta Instituições de Longa Permanência de Idosos

Os idosos estão inseridos no grupo de risco da doença, pois uma vez que são infectadas, essas pessoas têm mais chances de desenvolverem complicações.

COVID-19: Vigilância Sanitária orienta Instituições de Longa Permanência de Idosos

Em tempos de pandemia do novo Coronavírus, os idosos estão inseridos no grupo de risco da doença, pois uma vez que são infectadas, essas pessoas têm mais chances de desenvolverem complicações. Diante disso, a Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA), divulgou algumas orientações que são essenciais para a prevenção da COVID-19 nas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI).

De acordo com as recomendações da Vigilância Sanitária, nesse período, as instituições devem evitar a admissão de novos residentes “Essa é uma medida necessária enquanto durar o estado de pandemia, de forma a proteger a saúde dos demais idosos que já estão abrigados”, destacou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

A Vigilância Sanitária orienta ainda as instituições sobre o controle da saúde dos idosos já residentes na ILPI. Eles devem ser supervisionados pelos  cuidadores responsáveis, monitorando-os diariamente quanto aos sintomas da COVID-19. “Os idosos residentes em ILPI deverão ser monitorados por profissionais de saúde que atuem na instituição, contratados ou voluntários. Na ausência destes, o acompanhamento deve ser feito pela equipe da Estratégia Saúde da Família – ESF, em especial, pelo Agente Comunitário de Saúde”, explicou Tatiana Chaves.

Além das recomendações já citadas a DIVISA orienta ainda as instituições sobre as medidas preventivas de contato e higiene pessoal, limpeza e desinfecção das dependências e superfícies da ILPI.

A recomendação completa está disponível no site da DIVISA, por meio do link http://www.saude.pi.gov.br/divisa/documentos?id=12.