30 de Abril de 2020 | Atualizado em 01 de Julho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Ações no interior contra a COVID-19 conseguem reduzir possível sobrecarga do sistema de saúde

A Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA) realizou nesta semana um levantamento do número de notificações de pessoas que estiveram em quarentena no interior do Estado, desde o ´dia 19 de março, quando iniciaram as ações de combate a COVID-19, após o  decreto publicado pelo Governo do Piauí, até o dia 29 de abril.

O levantamento aponta que foram realizadas 4.181 notificações em cerca de 50 municípios do Estado. Essas notificações incluem casos confirmados da doença, pessoas que estiveram em regiões endêmicas e se adentraram nos municípios ou tiveram contato próximo com alguém que foi testado positivo, tendo ou não apresentado sintomas respiratórios característicos da COVID-19.

As notificações foram feitas por meio das ações que estão sendo realizadas no interior pelas vigilâncias sanitárias municipais, incluindo as barreiras sanitárias, bem como os trabalhos realizados pelos serviços de saúde, em parceria com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, Atenção Básica e outros profissionais.

Todas as pessoas que foram notificadas nos municípios, preencheram um termo de responsabilidade, se comprometendo a cumprir o período de quarentena. “Diariamente essas pessoas eram monitoradas pelos profissionais de saúde de cada município”, explicou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

As ações realizadas no interior do Piauí são medidas para conter a disseminação do Novo Coronavírus. De acordo com Tatiana Chaves, essas notificações foram de extrema importância, uma vez que por meio delas, os profissionais envolvidos nesses trabalhos conseguem reduzir o número de possíveis pacientes que chegariam aos hospitais do interior. “Não temos dúvidas de que essa ação ajuda a impedir uma possível sobrecarga no sistema de saúde no interior do Estado. Uma vez que essas pessoas são identificadas, nós podemos ter um controle melhor da situação no interior, principalmente no que diz respeito ao controle daquelas oriundas de outros estados”, completou a diretora.

A Vigilância Sanitária do Piauí fará semanalmente esse acompanhamento como medida preventiva para o combate da COVID-19.

Barreiras Sanitárias - Nas barreiras sanitárias, a maioria das VISAS Municipais estão atuando em regime de 24 horas, a exemplo do município de Cristalândia. “É um trabalho cansativo, mas que tem dado certo. Nossa equipe faz a parada obrigatória de todos os veículos vindos de outras cidades ou estados, com identificação do motorista e demais passageiros. Fazemos o aferimento da temperatura corporal, seguidas de perguntas sobre possíveis sintomas da COVID-19, além de orientações sobre as medidas de isolamento e distanciamento social e o uso obrigatório de máscaras ao sair de casa”, disse a coordenadora da VISA Municipal, Sandra Macedo.

O mesmo acontece no município de Lagoa do Barro do Piauí, região sul do estado. “Nós funcionamos 24 horas com plantão de equipes municipais e funcionando com o apoio da Polícia Militar. Todos os veículos  são parados para vistoria da origem e destino, onde são feitas a aferição da temperatura. A barreira conta com sistema de câmeras, para nos auxiliar no caso de alguma demanda”, explicou Silene Neusa, da VISA Municipal de Lagoa do Barro do Piauí.