04 de Maio de 2020 | Atualizado em 01 de Julho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Vigilâncias Municipais continuam com ações essenciais contra a COVID-19

Vigilâncias Municipais continuam com ações essenciais contra a COVID-19

Desde a publicação do primeiro decreto do Governo do Estado, no dia 19 de Março, quando as ações no combate a COVID-19 foram intensificadas, as Vigilâncias Sanitárias Municipais (VISAS Municipais) tem dedicado os seus dias de trabalho na prática de medidas para reduzir a disseminação da doença no Piauí.

As ações incluem as barreiras sanitárias, fiscalizações nos estabelecimentos essenciais, fiscalizações sobre o uso das máscaras fora dos domicílios, orientações sobre o distanciamento social, entre outras atividades.

Ao longo da prática dos trabalhos, os profissionais das VISAS tem se esforçado intensamente para executar as ações, mas no meio do caminho encontram algumas dificuldades, principalmente no que diz a respeito a resistência da população em seguir as orientações preventivas contra o novo Coronavírus.

No início do mês de maio, o município de São João do Piauí confirmou o primeiro caso de COVID-19. Desde o início das ações contra o Coronavírus, o município adotou as barreiras sanitárias funcionando 24 horas, com uma equipe multiprofissional, composta por fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes de endemias, fiscais sanitários, bombeiros e com o apoio da Polícia Militar. "Estamos em constante aperfeiçoamento das medidas preventivas contra a Covid-19. Nossos Agentes Comunitários de Saúde realizam o monitoramento das pessoas em quarentena domiciliar, um monitoramento frequente de domingo a domingo. Temos consciência de que um dia o primeiro caso confirmado ia acabar acontecendo, mas não deixa de ser um choque. Todos da saúde estão envolvidos nessa luta para que a gente consiga acabar de vez com tudo isso”, disse a coordenadora da VISA de São João do Piauí, Rita de Cássia.

Em Fronteiras do Piauí, a VISA Municipal tem sido o pilar das ações contra o Coronavírus. “Mais do que nunca tenho orgulho da minha profissão. Independente do reconhecimento, vamos poder dizer lá na frente que a Vigilância Sanitária fez jus à sua missão, que é cuidar do bem estar da população”, destacou a coordenadora da VISA Municipal de Fronteiras do Piauí, Tailândia Sousa.

As VISAS Municipais contam com o apoio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado para o desenvolvimento das ações. “Temos um grupo em uma rede social com todas as VISAS Municipais onde diariamente nós temos dialogado com os profissionais e mesmo distantes fisicamente, temos conseguido dar esse apoio, orientando os profissionais e nos articulando para atender todas as demandas possíveis dos municípios”, afirmou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.