12 de Maio de 2020 | Atualizado em 01 de Julho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Vigilância Sanitária de Barras distribui 5 mil máscaras para população

Com a ação, a Visa Municipal quer conter a disseminação da Covid-19 no município.

Vigilância Sanitária de Barras distribui 5 mil máscaras para população

A equipe da Vigilância Municipal de Barras iniciou, nessa segunda-feira (11), a distribuição de máscaras laváveis para a população local. Ao todo, a Visa Municipal vai distribuir 5 mil máscaras, que estão sendo confeccionadas no centro de produção do município.

Com a ação, a Vigilância Sanitária quer conter a disseminação da Covid-19 no município. “Hoje, nós distribuímos 300 máscaras. Todas são máscaras laváveis e com elas acrescentamos algumas orientações sobre seu uso adequado”, disse a coordenadora da Visa Municipal, Livia Rego.

A distribuição das máscaras está sendo realizada em um ponto estratégico, definido pela equipe da Vigilância Municipal, a fim de facilitar o acesso da população ao produto.

Nesta terça-feira (12), as equipes da Vigilância Sanitária vão dar continuidade à distribuição no município. “Durante toda esta semana estaremos dando continuidade a essa ação, até que todas as máscaras sejam entregues à população”, acrescentou a coordenadora.

Importância do uso das máscaras

O coronavírus pode ser espalhado por gotículas suspensas no ar quando pessoas infectadas conversam, tossem ou espirram. Essas gotículas podem ter sua formação reduzida pelo uso de máscaras não profissionais.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, no início do mês de abril, um material com orientações sobre a confecção e o uso de máscaras caseiras ou artesanais, feitas com tecido. O objetivo é estimular a população a buscar uma solução de baixo custo e de fácil acesso para reforçar a proteção contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2).

De acordo com a Anvisa, qualquer um pode fazer uso de máscaras de uso não profissional, inclusive crianças e pessoas debilitadas, desde que respeitadas algumas regras básicas, como por exemplo, não compartilhar as máscaras, sendo de uso individual e adotar medidas de higiene e de limpeza, além do descarte adequado.