19 de Maio de 2020 | Atualizado em 01 de Julho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

População de Amarante recebe informações sobre alimentação saudável durante pandemia

Diante de tantas medidas preventivas para o enfrentamento ao novo coronavírus no Piauí, uma delas tem chamado atenção e ganhou destaque no município de Amarante. Uma equipe multiprofissional da saúde do município tem percorrido as residências da cidade, não só para alertar sobre a importância dos cuidados com a higienização, mas também para distribuir cartilhas e divulgar informações sobre a alimentação adequada e saudável durante a pandemia da Covid-19. A ação é realizada em parceria com a Vigilância Sanitária Municipal (Visa Municipal).

De acordo com a nutricionista Luciana Couto, com o atual cenário de enfrentamento à pandemia, uma alimentação saudável e adequada asseguram as pessoas de uma boa nutrição e do bom funcionamento do corpo, potencializando, assim, a sua saúde. “Cuidar da alimentação é ainda mais crítico em uma situação de pandemia. É importante ter uma boa imunidade. Comer mal e dormir mal, por exemplo, são ações que podem reduzir a imunidade, deixando o corpo mais suscetível às contaminações. Não existem alimentos milagrosos que curam e evitam a Covid-19, mas existem hábitos saudáveis que podem ajudar a minimizar possíveis agravos da doença”, destaca Luciana.

Os hábitos variam desde a prática de exercícios físicos leves feitos em casa até o consumo de frutas, verduras e legumes. “O importante é ingerir alimentos de alta densidade nutricional, ricos em vitaminas e minerais e que ajudam a fortalecer gradativamente nossas respostas imunológicas, dando preferência aos alimentos orgânicos, que são isentos de agrotóxicos”, explica Couto.

Ainda de acordo com a nutricionista, manter o corpo hidratado com água é fundamental para o bom funcionamento do organismo. “São práticas do nosso dia a dia e que nos dão um maior fortalecimento imunológico e que podem nos ajudar a suportar uma infecção por coronavírus ou por qualquer outro tipo de infecções”, ressaltou a profissional.

Além das cartilhas sobre alimentação saudável, a equipe de Amarante também está orientando a população sobre a importância do uso das máscaras e dando informações sobre os decretos publicados pelo Estado e pelo Município de Amarante. “Nós fizemos a distribuição de quase 2 mil máscaras para a população em toda a cidade, no comércio, bem como a distribuição de cartazes intensificando sobre o uso obrigatório das máscaras e também as orientações sobre o isolamento e distanciamento social”, destacou a nutricionista.

Barreiras Sanitárias

Em Amarante, as barreiras sanitárias contam com o apoio da Polícia Militar para a realização dos trabalhos. “Os veículos são parados para que a gente intensifique informações sobre o uso das máscaras, distanciamento social e as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), bem como dos decretos estaduais e municipais”, acrescentou Luciana Couto.

A preocupação do município é principalmente com pessoas oriundas de outros estados. “As pessoas só entrarão no município se forem residentes, trabalhadores do município ou nas situações em que precise fazer algum serviço bancário”, concluiu a profissional.