20 de Maio de 2020 | Atualizado em 01 de Julho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Caraúbas instala lavatório em praça pública para higienização das mãos

Caraúbas instala lavatório em praça pública para higienização das mãos

A higienização das mãos tem sido a medida mais simples e eficaz para conter a disseminação do novo coronavírus e de outras doenças infecciosas. Ela tem sido intensificada ao longo da pandemia, a fim de contribuir para a redução de pessoas acometidas pela Covid-19 no Piauí.

Para estimular ainda mais essa ação preventiva, o município de Caraúbas do Piauí instalou um lavatório em praça pública, localizado no Centro da cidade, nas proximidades de estabelecimentos essenciais (casa lotérica, bancos e comércio alimentício) e um outro instalado na comunidade Rural Rosário, para intensificar a higienização das mãos de toda a população local. “Nosso objetivo é fazer com que a população tenha um acesso fácil para a higienização das mãos no momento em que estão fora das suas residências”, explicou a coordenadora da Vigilância Municipal de Caraúbas, Jacy Fortes.

Os lavatórios contêm um dispensador de sabão, onde as pessoas o manipulam utilizando apenas os pés. “Tudo isso é para que a higiene seja ainda mais eficaz”, acrescentou a gestora.

A coordenadora da Visa Municipal acredita que a ideia para a instalação dos lavatórios foi essencial para dar continuidade às medidas preventivas contra a Covid -19 no município. “Sem dúvida nenhuma nós sabemos que a instalação desses lavatórios trará muitos benefícios para a nossa população. Nesse momento de pandemia, a higienização das mãos ainda é a medida mais eficaz para evitarmos a proliferação do vírus”, destacou, Jacy Fortes.

Mais de 2 mil kits de higiene distribuídos

O município de Caraúbas do Piauí, até o momento, não registrou nenhum caso positivo do novo coronavírus, mas as ações preventivas não param por lá.

As equipes de saúde que estão à frente das ações de enfrentamento da Covid-19, incluindo os agentes comunitários de Saúde (ACS), os quais distribuíram mais de 2 mil kits de higiene para as famílias do município. O kit é composto por máscaras de tecido, sabão de coco, sabonete e sabão líquido.

No momento das entregas, as equipes reforçavam as orientações sobre o uso correto dos produtos, bem como a importância da medida de isolamento social.

De acordo com a gestão municipal, foram adquiridas mais de 11 mil máscaras de tecido duplo para a distribuição à população.