02 de Setembro de 2020 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

SESAPI realiza capacitação para hospitais sobre limpeza e desinfecção hospitalar

As Boas Práticas de Limpeza e Desinfecção é condição fundamental para promover a saúde, sendo relevante no ambiente hospitalar como meio de prevenir as infecções cruzadas relativas a todos os tipos de patógenos, como os vírus e as bactérias.

Diante desta importância, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA), vai realizar nos dias 02, 07, 09, 10 e 11 de setembro, uma Capacitação Virtual em Limpeza e Desinfecção Hospitalar para os profissionais de hospitais estaduais que atuam na realização desses procedimentos, bem como, os coordenadores e demais membros do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

A capacitação é ainda uma realização da Superintendência de Atenção Primária à Saúde e Municípios (SUPAT), Superintendência de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade (SUGMAC) e da Diretoria de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar (DUDOH).

O objetivo do encontro é promover um conhecimento técnico-operacional e teórico-prático sobre limpeza e desinfecção hospitalar, abordando os aspectos relativos ao planejamento das atividades, orientando os profissionais sobre a execução dos procedimentos no ambiente e em superfícies, com foco na prevenção e controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde – IRAS.

“A ideia é a gente promover uma discussão e reflexão sobre essa temática, tendo em vista a importância de os profissionais estarem informados e atualizados com foco na melhoria da qualidade do cuidado e segurança de todos, seja eles pacientes e profissionais”, afirmou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

Nesse primeiro momento, realizado nesta quarta-feira (02), a capacitação reuniu cerca de 60 profissionais dos Hospitais Regionais de Bom Jesus, Floriano, Oeiras, Picos, Piripiri, São Raimundo Nonato e o Hospital Estadual de Parnaíba.

Os próximos hospitais do Estado a participarem da capacitação, que acontecerá no dia 07 de setembro, serão dos municípios de Uruçuí, Valença, Campo Maior, Barras, Amarante, Canto do Buriti, Corrente, Curimatá, Demerval Lobão, Elesbão Veloso, Esperantina, Luzilândia, São João do Piauí, São Miguel do Tapuio e Simplício Mendes.