Notícias
07 de Setembro de 2020 | Atualizado em 23 de Novembro de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br
Limpeza e desinfecção hospitalar é tema de capacitação ministrada pela Vigilância Sanitária
A capacitação foi destinada aos profissionais de hospitais estaduais que atuam na realização desses procedimentos, bem como, os coordenadores e demais membros do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA), realizou hoje (07), uma Capacitação Virtual em Limpeza e Desinfecção Hospitalar para os profissionais de hospitais estaduais que atuam na realização desses procedimentos, bem como, os coordenadores e demais membros do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).
A capacitação é ainda uma realização da Superintendência de Atenção Primária à Saúde e Municípios (SUPAT), Superintendência de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade (SUGMAC) e da Diretoria de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar (DUDOH).
As Boas Práticas de Limpeza e Desinfecção é condição fundamental para promover a saúde, portanto, sendo relevante no ambiente hospitalar como meio de prevenir as infecções cruzadas relativas a todos os tipos de patógenos, como os vírus e as bactérias.
Nesse sentido, o objetivo do encontro foi de promover um conhecimento técnico-operacional e teórico-prático sobre limpeza e desinfecção hospitalar, abordando os aspectos relativos ao planejamento das atividades, orientando os profissionais sobre a execução dos procedimentos no ambiente e em superfícies, com foco na prevenção e controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde – IRAS.
“É um momento primordial para que a gente tenha a realização de procedimentos seguros dentro dos hospitais. A ideia é de promover uma discussão e reflexão sobre essa temática, tendo em vista a importância de os profissionais estarem informados e atualizados com foco na melhoria da qualidade do cuidado e segurança de todos, seja eles pacientes e profissionais”, afirmou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.
Participaram da capacitação, cerca de 70 profissionais dos hospitais estaduais e regionais dos municípios de Uruçuí, Valença, Campo Maior, Barras, Amarante, Canto do Buriti, Corrente, Curimatá, Demerval Lobão, Elesbão Veloso, Esperantina, Luzilândia, São João do Piauí, São Miguel do Tapuio e Simplício Mendes.