26 de Setembro de 2020 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Piauí relata experiência de segurança do paciente em debate virtual do CONASS

O Piauí relatou a sua experiência na área de Segurança do Paciente, durante um debate virtual, promovido nesta sexta-feira (25), pelo Conselho Nacional de Secretários da Saúde (CONASS), que marca uma das ações realizadas pelo Conselho para comemorar o Dia Mundial de Segurança do Paciente, celebrado no dia 17 de setembro.
Participaram do debate, a diretora da Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA), Tatiana Chaves, o diretor do Hospital Getúlio Vargas (HGV), Gilberto Albuquerque, a coordenadora do serviço de psicologia e do núcleo de assistência ao servidor do HGV, Cleidiane Pinheiro e a subsecretária de Vigilância em Saúde da SES/RJ, integrante da Câmara Técnica de Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente (CTQCSP) do Conass, Claudia Mello. A mediação do debate ficou por conta da coordenadora da Câmara Técnica de Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente (CTQCSP) do Conass, Carla Ulhoa André.
A trajetória da Segurança do Paciente no Piauí, apresentada por Tatiana Chaves, abriu as discussões do debate. A diretora da DIVISA mostrou os desafios e avanços conquistados, que vem sendo trabalhado no Estado desde 2013, ano de lançamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente e da RDC 36/2013 e que tornava obrigatória para todos os estabelecimentos de saúde, a implantação de um Núcleo de Segurança do Paciente (NSP).
De acordo com Tatiana Chaves, as ações realizadas no Piauí na área de segurança do paciente só foi possível graças a uma série de fatores que foram essenciais e necessários para a efetivação dos trabalhos. “Ter a segurança sanitária como uma prioridade de gestão e a partir disso, a gente conseguir essa integralidade das áreas técnicas da Secretaria de Estado da Saúde, com certeza foram fundamentais para o processo de desenvolvimento das estratégias, ações e metas a serem alcançadas na melhoria do cuidado”, destacou.
Esse ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu como tema alusivo as comemorações pelo Dia Mundial de Segurança do Paciente,  a Segurança dos Trabalhadores da Saúde, tendo em vista o cenário atual da pandemia do novo Coronavírus, e considerando que esses profissionais atuam na linha de frente ao cuidado dos pacientes acometidos pela COVID-19.
Como uma das experiências exitosas do Piauí, o diretor do Hospital Getúlio Vargas (HGV), Gilberto Albuquerque apresentou as ações realizadas pelo Núcleo de Assistência ao Servidor (NAS) para promover a segurança do profissional de saúde durante a pandemia.
O debate contou ainda com o relato da coordenadora do serviço de psicologia e do núcleo de assistência ao servidor do HGV, Cleidiane Pinheiro, sobre a sua experiência no atendimento do NAS, demonstrando a importância dessa assistência no enfrentamento da pandemia.