30 de Setembro de 2020 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Piauí atinge pela terceira vez consecutiva 100% da Autoavaliação nas Práticas de Segurança do Paciente

O Piauí conseguiu atingir este ano pela terceira vez consecutiva (2018-2019-2020), 100% da adesão a Autoavaliação nas Práticas de Segurança do Paciente. A avaliação foi realizada por meio do formulário eletrônico, disponibilizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

O formulário foi preenchido pelos hospitais do Piauí com leitos de UTI adulto, pediátrica ou neonatal e acompanhado pela Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde (GVIMS), da GGTES/Anvisa, em parceria com as Coordenações Estaduais e Distrital dos Núcleos de Segurança do Paciente do país (VISA – NSP),

“Todas as lideranças e todas as equipes que compõem os hospitais merecem os nossos parabéns e agradecimentos, pois isso mostra um comprometimento com as melhorias das nossas práticas de saúde e demonstra o compromisso que o Piauí tem, onde todos os profissionais estão engajados na mesma causa, que a melhoria continua da qualidade a segurança do paciente”, comemorou a diretora da Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA), Tatiana Chaves.

Este instrumento permite um diagnóstico das práticas de segurança do paciente na instituição de saúde, envolvendo a avaliação de indicadores de estrutura e processo, baseados na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) da Anvisa n° 36/2013, que institui as ações de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde. A partir das informações coletadas, estas podem definir e guiar ações sanitárias nos níveis local e nacional.

A Anvisa vem, desde 2016, monitorando os dados resultantes da aplicação anual da Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde em hospitais com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI adulto, pediátrica ou neonatal). “O principal objetivo desse monitoramento é de prevenir os eventos adversos em serviços de saúde por meio do estímulo à adoção de práticas seguras”, destacou Tatiana Chaves.

A Segurança do Paciente consiste em um dos seis atributos da qualidade do cuidado e vem sendo amplamente discutida em todo o mundo, tendo em vista sua importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde, preocupados com uma assistência segura.

“Com isso vem o desafio da implantação e gerenciamento dos protocolos de segurança do paciente nas instituições, pois todas as organizações prestadoras de serviços de saúde devem implantar os protocolos de Segurança do Paciente para oferecer serviços mais seguros aos seus clientes. O desafio da implantação é comprometer os profissionais da área da saúde com estes protocolos e primar pelo registro dos eventos adversos que possam ocorrer durante o atendimento ao paciente”, ressaltou a gerente de Controle de Estabelecimentos de Saúde da DIVISA, Romênia Guedes.

A partir da participação dos hospitais com leitos de UTI na Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente, anualmente disponibilizada pela Anvisa é possível os serviços analisarem suas práticas assistenciais, bem como suas fragilidades. “Além disso, permite o aprimoramento dos seus conhecimentos e o planejamento das ações de melhoria em cada um dos serviços, independentemente da sua classificação final, pois todos têm sempre algo a melhorar”, acrescentou Romênia Guedes.

As metas estão dispostas no Plano Plurianual - PPA, passando a ser uma das seis prioridades do Governo do Estado, estando elencadas na atenção básica e até ao nível de alta complexidade. “Após esse resultado das práticas de autoavaliação, nós temos várias metas que estão propostas no Plano Estadual de Segurança do Paciente para serem cumpridas no período de 2020 a 2023”, finalizou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.