10 de Novembro de 2020 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

COVID-19: Vigilância Sanitária publica RT com orientações sobre festividades de final de ano

A RT regulamenta as medidas higienicossanitárias a serem adotadas pelos segmentos econômicos e população piauiense em geral, como medida preventiva para o enfrentamento da pandemia.

Diante da proximidade das festas de final de ano (Natal e Réveillon), muitas dúvidas surgiram por meio de empresários, trabalhadores e população em geral, quanto as condutadas que deverão ser adotadas durante as comemorações dessas festividades, tendo em vista o enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus. Com isso, o Governo do Estado elaborou, através da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA), a Recomendação Técnica (RT) Nº 024/2020 com as orientações para organização e participação dessas festividades, visando conter a disseminação da COVID-19 no Piauí.  

A RT regulamenta as medidas higienicossanitárias a serem adotadas pelos segmentos econômicos e população piauiense em geral, como medida preventiva para o enfrentamento da pandemia.

De acordo com o documento, fica definido os dois eixos que já foram publicados no Protocolo Específico Nº 041/2020 por meio de decreto estadual, que trata sobre as orientações para empregadores, trabalhadores e clientes do setor de entretenimento, cultura e arte, envolvendo atividades artísticas, criativas e de espetáculos.

“Será mantido o que está contemplado nesse Protocolo, que é a realização de eventos com no máximo 100 pessoas em ambiente aberto ou semiaberto e eventos com mil pessoas, somente na modalidade drive-in, ocupando um espaço com 250 carros e com no máximo quatro pessoas por veículo. Nenhuma outra situação está liberada, além dessas já mencionadas”, destacou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

Dentre as outras medidas preventivas, a RT recomenda:

- Evitar participar de eventos com tendência a ter grandes aglomerações de pessoas e que ofereçam maior risco de contágio por contato de pessoa a pessoa, principalmente se for pessoa do grupo de risco, como idosos e crianças;

- Dar preferências às compras virtuais com entregas por delivery na aquisição e lembranças do Natal / final de ano, contribuindo para evitar aglomerações e maior fluxo de pessoas nas ruas e centros comerciais;

- Fazer uso obrigatório de máscara, manter o distanciamento de 2 metros entre as pessoas, realizar frequentemente a higienização das mãos com água e sabão/sabonete líquido e/ou álcool a 70%, além de seguir todas as medidas recomendadas pelas autoridades sanitárias ao participar das festas de confraternizações do trabalho e festas familiares;

- Em eventos presenciais, preferir ambientes abertos com renovação de ar e evitar participar de brincadeiras que exija o contato direto com as pessoas como beijos, abraços e apertos de mãos.

- Nos cumprimentos, criar situações simbólicas para externar suas emoções e sentimentos que não exija contato com as mãos ou muito próximo;

Essas e outras orientações que constam na Recomendação Técnica, estão disponíveis para acesso nos sites da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) e da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA).