25 de Janeiro de 2021 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

VISAS Municipais recebem apoio do Estado para descentralização de ações

A DIVISA iniciou nesta segunda-feira (25), os atendimentos presenciais com os profissionais de vigilância sanitária municipais.

A Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA), enquanto ente coordenador do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária – SNVS no Piauí, está apta a orientar e capacitar os municípios com assuntos pertinentes ao Controle Sanitário e atuação da Vigilância Sanitária na pandemia do Coronavírus, com foco na redução dos riscos sanitários, ocupacionais e epidemiológicos.

Visando a implementação da descentralização das ações de Vigilância Sanitária nos 11 Territórios de Desenvolvimento do Piauí, de forma a estabelecer as ações de competência do estado e dos municípios na organização, execução e gestão dessas ações, as áreas técnicas da DIVISA e o setor jurídico, estão trabalhando na atualização da Portaria Nº 0016/2019, que dispõe sobre o processo de licenciamento sanitário de estabelecimentos/serviços de interesse da vigilância sanitária no Piauí.

Com isso, a DIVISA iniciou nesta segunda-feira (25), os atendimentos presenciais com os profissionais de vigilância sanitária municipais, no qual se coloca à disposição das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) para promover ações de forma compartilhada, descentralizada e regionalizada. “Na nossa rotina diária de trabalho, os nossos técnicos estão disponíveis para orientar e sanar as dúvidas dos municípios naquilo que for de competência do SNVS”, disse a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

Neste mês de janeiro, a DIVISA iniciou ainda os treinamentos, de modo virtual, direcionados aos gestores e técnicos das SMS e VISAS Municipais, visando a integração dos novos gestores e profissionais que estão ingressando no SNVS. “Nossa programação de treinamentos vai continuar logo no início de fevereiro, onde faremos uma atualização do Curso Básico de Inspeção em Serviços e Produtos com esse público”, finalizou Tatiana Chaves.