15 de Fevereiro de 2021 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

VISAS Municipais intensificam fiscalização de estabelecimentos por cumprimento do decreto

Neste final de semana, as equipes de Vigilâncias Sanitárias Municipais (VISAS) intensificaram as fiscalizações nos estabelecimentos para averiguar o cumprimento do Decreto Estadual Nº 19 445, que se refere as medidas sanitárias de enfrentamento da COVID-19 a serem adotadas no período do carnaval. Em todos os municípios onde há as fiscalizações nos estabelecimentos, as VISAS contaram com o apoio da Polícia Militar para a execução das ações.

Além das fiscalizações, as VISAs Municipais estão fazendo um trabalho educativo, junto aos estabelecimentos, explicando as medidas do decreto e reforçando a importância do uso das máscaras faciais como uma importante medida preventiva contra a disseminação da COVID-19.

Desde o início das ações de enfrentamento da pandemia do Coronavírus, as vigilâncias sanitárias municipais têm atuado com medidas para conter um maior contágio da doença no Piauí, uma vez que, por meio delas, os profissionais envolvidos nesses trabalhos conseguem reduzir o número de possíveis pacientes que chegariam aos hospitais do interior.

Durante as inspeções, os ficais das VISAS verificaram nos locais as aglomerações, uso de máscaras, horário de funcionamento dos estabelecimentos, entre outras medidas estabelecidas pelos órgãos de saúde para evitar a disseminação da COVID-19.

A Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado, enquanto ente coordenador do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária – SNVS no Piauí, orienta e capacita os municípios com assuntos pertinentes ao Controle Sanitário e atuação da Vigilância Sanitária na pandemia do Coronavírus, com foco na redução dos riscos sanitários, ocupacionais e epidemiológicos.