01 de Março de 2021 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Vigilância Sanitária notifica estabelecimentos por descumprimento de decreto contra COVID-19

Desde o início de vigência do Decreto Estadual Nº 19. 479, que define as ações preventivas contra a COVID-19 no Piauí, a Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA) tem intensificado as fiscalizações de estabelecimentos em Teresina para averiguar o cumprimento das medidas.

As fiscalizações estão sendo realizadas em todas as regiões da cidade, em parceria com a Polícia Militar e Gerência de Vigilância Sanitária de Teresina (GEVISA). No interior do Estado, as fiscalizações também estão acorrendo diariamente por meio das Vigilâncias Sanitárias Municipais.

Os fiscais da DIVISA e GEVISA tem monitorado cerca de 50 estabelecimentos por dia na capital. Em apenas cinco dias de fiscalização, iniciada no dia 24 de fevereiro, após a publicação do decreto, os órgãos de fiscalização lavraram 55 termos de notificação. “Esses termos foram lavrados porque os estabelecimentos estavam em desacordo com as medidas preventivas para a contenção do coronavírus, como pessoas sem fazer o uso das máscaras, locais com aglomeração, funcionamento fora do horário permitido, entre outros descumprimentos”, explicou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

A DIVISA tem atendido ainda as denúncias recebidas diariamente pelo órgão, a maioria, são relatos de festas clandestinas que estão sendo realizadas na zona rural de Teresina. “Infelizmente estão acontecendo muitas festas clandestinas na cidade e muitas delas, os realizadores de eventos tem optado pela zona rural, como uma forma de tentar despistar as fiscalizações”, acrescentou Tatiana Chaves.

De acordo com os dados divulgados pelo Governo do Estado, somente em uma semana do mês de fevereiro, 93 vidas foram perdidas no Piauí por causa da COVID-19. “E aqui a gente mais uma vez faz um apelo a população. Nosso único objetivo com essas fiscalizações é salvar vidas. Não é uma punição e muito menos uma perseguição a qualquer setor econômico, é exclusivamente com o intuito de poupar a saúde da população piauiense e frear essa doença que tem nos causado tanto sofrimento”, finalizou a diretora.