22 de Março de 2021 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Infecções Relacionadas a Assistência é tema de oficina realizada pela DIVISA

Mais de 100 profissionais participaram do encontro, que teve como objetivo, fortalecer o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (VE) das IRAS e contribuir para a prevenção e controle da disseminação da Resistência Microbiana (RM).

A Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA) realizou nesta segunda-feira (21), a Oficina sobre Controle, Prevenção e Monitoramento de Infecções Relacionadas a Assistência (IRAS) com os hospitais que possuem leitos de UTI, serviços de diálise e hospitais que realizam parto por cesárea. Diante da situação pandêmica, a Oficina foi realizada por meio de videoconferência.

Mais de 100 profissionais participaram do encontro, que teve como objetivo, fortalecer o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (VE) das IRAS e contribuir para a prevenção e controle da disseminação da Resistência Microbiana (RM). “Além disso, a oficina foi realizada tendo em vista o cumprimento de metas que temos junto ao plano plurianual de saúde, como também o nosso planejamento estratégico”, acrescentou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

A oficina contou com a participação do técnico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Humberto Moura, que iniciou a programação com a apresentação dos formulários de notificação de IRAS em um novo sistema eletrônico da Agência - Lime Survey.

Em seguida, a técnica da DIVISA, Lucimá Lima, apresentou os dados referentes aos indicadores de IRAS do Estado. A oficina foi finalizada a reunião com os hospitais, a infectologista Rosânia Oliveira, disponibilizou a avaliação do gerenciamento de uso de antimicrobianos no Piauí.