29 de Março de 2021 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Neste domingo, Vigilância Sanitária intensifica fiscalizações em serviços essenciais

Além das fiscalizações que acontecem em Teresina, as vigilâncias sanitárias municipais também têm reforçado as ações no interior do Estado.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Vigilância Sanitária do Estado, órgão fiscalizador da aplicação de medidas sanitárias no Piauí, tem diariamente monitorado os estabelecimentos em Teresina por meio de fiscalizações, que visam minimizar os riscos da disseminação da Covid-19.

Neste domingo (28), as fiscalizações foram intensificadas nos serviços essenciais, localizados em diferentes bairros da capital. Toda a ação foi realizada com o apoio da Polícia Militar.

“Assim como todos os outros estabelecimentos, os serviços essenciais também precisam seguir as medidas preventivas, uma vez que a circulação de pessoas nesses locais é intensa e por isso, precisamos dessa maneira, reduzir a transmissão do vírus nesses ambientes”, destacou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

Durante as fiscalizações nos serviços essenciais deste domingo, nenhum estabelecimento foi notificado. Eles foram orientados sobre o cumprimento dos protocolos e das medidas atuais contemplados nos decretos publicados pelo Governo do Estado.

A condução da ação feita pelos fiscais da vigilância sanitária do Piauí foi aprovada e elogiada pelos gerentes dos estabelecimentos. “Eles entenderam o trabalho e os mesmos se comprometeram de reforçar o cumprimento dos protocolos, como a higienização dos carrinhos, das mãos dos clientes na entrada e fiscalizar o distanciamento dentro dos estabelecimentos”, afirmou Tatiana Chaves.

Além das fiscalizações que acontecem em Teresina, as vigilâncias sanitárias municipais também têm reforçado as ações no interior do Estado, um trabalho que tem sido realizado desde o início da pandemia e que tem sido essencial na efetivação das medidas contra o coronavírus.

As ações são realizadas de acordo com as recomendações do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e outros órgãos de saúde, desde o início da pandemia do novo coronavírus, seguindo as estratégias adotadas pelo Governo do Piauí.

A descontinuidade da adesão das medidas sanitárias tem refletido no aumento do número de casos no estado e causado uma sobrecarga no sistema de saúde do Piauí. “Infelizmente se percebe uma redução dos cuidados preventivos e isso contribui para que um maior número de pessoas contaminadas, o que é muito preocupante, tendo em vista o agravamento da ocupação dos leitos nos nossos hospitais”, finalizou a gestora.