18 de Maio de 2021 | Atualizado em 18 de Julho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Vigilância Sanitária reúne hospitais prioritários e reforça cadastramento junto a Anvisa

A reunião foi realizada com coordenadores e membros das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) dos hospitais prioritários do Estado para orientar e reforçar o cadastramento dos serviços relacionados a assistência a saúde, junto ao formulário da Anvisa

A Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA) reuniu nesta terça-feira (18), por meio de videoconferência, os coordenadores e membros das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) dos hospitais prioritários do Estado (hospitais que possuem leitos de UTI), para orientar e reforçar o cadastramento dos serviços relacionados a assistência a saúde, junto ao formulário da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Na ocasião, a DIVISA tratou ainda sobre a importância da notificação de surtos pelos serviços de saúde.

O cadastro deve ser preenchido pelo profissional designado ou equipe de profissionais responsáveis pela coordenação das ações de prevenção e controle de infecção relacionada à assistência à saúde nos serviços de saúde de todo país (públicos, privados, civis e militares).

O formulário para o cadastramento está disponível no site da Anvisa, no link CADASTRO NACIONAL DOS SERVIÇOS DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÕES RELACIONADAS À ASSISTÊNCIA À SAÚDE (anvisa.gov.br).

Os dados notificados neste cadastro ajudarão as coordenações de prevenção e controle de IRAS, a traçar o perfil de como estão distribuídos e organizados esses serviços e possibilitarão a criação de uma rede de comunicação entre os controladores de infecção brasileiros para o envio de informações, alertas e comunicados em tempo real para todas as regiões do país.

Os serviços de saúde que já se cadastraram em anos anteriores precisarão preencher o formulário novamente, uma vez que o mesmo será o cadastro definitivo dos Serviços de Prevenção e Controle de IRAS e, portanto, deverá ser preenchido uma única vez e atualizado sempre que houver alterações nos dados cadastrados.

Amanhã (19), a equipe da Vigilância Sanitária do Estado se reunirá com os representantes dos hospitais que realizam parto cesáreo para discutir a mesma pauta.

Para mais informações sobre o cadastramento, os serviços de saúde poderão entrar em contato diretamente com a DIVISA por meio do telefone 3216 3662 ou o e-mail divisa.gces@saude.pi.gov.br.

Com Informações da Anvisa