19 de Maio de 2021 | Atualizado em 26 de Setembro de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Vigilância Sanitária orienta serviços de saúde sobre notificação de surtos

Por conta da pandemia do Coronavírus, as orientações foram repassadas para os profissionais dos serviços por meio de videoconferência.

Os serviços de saúde do Piauí que realizam parto por cesárea foram orientados nesta quarta-feira (19) pela Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA), sobre a importância das notificações de surtos infecciosos no formulário da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Por conta da pandemia do Coronavírus, as orientações foram repassadas para os profissionais dos serviços por meio de videoconferência.

A ocorrência de surtos infecciosos nos serviços de saúde pode representar ameaças à saúde pública, tornando necessária a adoção de ações rápidas e efetivas para sua contenção e controle. A detecção e o controle precoce de surtos podem diminuir a gravidade dos casos (morbidade e mortalidade), bem como o número de pessoas afetadas.

A notificação de surtos fornece as informações que apontam se o serviço de saúde necessita de apoio ou colaboração para a investigação ou o controle do evento.

No Piauí, ciente da importância das notificações, a Vigilância Sanitária do Estado reforçou com os serviços de saúde que realizam parto por cesárea, o preenchimento do formulário eletrônico disponibilizado pela Anvisa, https://pesquisa.anvisa.gov.br/index.php/359194?lang=pt-BR.

Para facilitar o preenchimento do formulário, a Anvisa elaborou um documento que fornece as orientações necessárias para a notificação dos surtos infecciosos pelos serviços de saúde do Brasil. Clique aqui.

Com informações da Anvisa