15 de Junho de 2021 | Atualizado em 18 de Julho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Vigilância Sanitária intensifica barreiras sanitárias no litoral para conter COVID-19

Os veículos que chegam até as barreiras são parados pela equipe de fiscalização para fazer a aferição de temperatura dos ocupantes, teste rápido e o preenchimento do termo de notificação de quarentena, quando há a confirmação de casos positivos de COVID-19.

Uma equipe de fiscais da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA) está no município de Parnaíba para intensificar as barreiras sanitárias que estão sendo realizadas no litoral do Estado, com objetivo de reduzir a disseminação da COVID-19.

No Piauí, as barreiras sanitárias são consideradas ações de grande eficácia para o controle da pandemia do novo coronavírus, permitindo por meio delas, identificar precocemente os casos positivos de pessoas contaminadas com a COVID-19 e evitar assim, que a doença se espalhe mais rapidamente nas regiões do Estado.

No litoral, as entradas que dão acesso aos municípios de Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande e Bom Princípio estão diariamente sendo monitoradas desde a última sexta-feira (11) pela equipe do Busca Ativa e Vigilância Sanitária Municipal (VISA).

“Essas barreiras sanitárias já vêm sendo realizadas pela VISA municipal e a equipe da DIVISA está aqui para intensificar e dar continuidade as ações nesses locais. A divisa entre os estados do Piauí e Ceará também serão monitoradas por meio das barreiras sanitárias”, explicou o fiscal da Vigilância Sanitária do Estado, Orlando Negreiros.

Os veículos que chegam até as barreiras estão sendo parados pela equipe de fiscalização para fazer a aferição de temperatura dos ocupantes, teste rápido realizado pelo programa Busca Ativa e ainda o preenchimento do termo de notificação de quarentena, quando há a confirmação de casos positivos de COVID-19.

“Quando há identificação de um caso positivo, logo a pessoa é orientada pela equipe da Vigilância Sanitária para fazer o isolamento e é encaminhada para a Unidade Básica de Saúde - UBS do município para fazer os primeiros atendimentos”, acrescentou o fiscal sanitário.

O Programa Busca Ativa é uma ferramenta executada pela SESAPI para a identificação precoce dos casos de COVID-19 e que tem tido efetividade nas ações da Atenção Básica junto aos municípios.

Para a realização dessas e outras ações de enfrentamento da COVID-19 no litoral do Piauí, a Vigilância Sanitária conta com o apoio do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador de Parnaíba (CEREST Regional) e da Polícia Militar.

.