09 de Agosto de 2021 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Medicamentos de controle especial é tema de reunião com regionais de saúde

Por conta da pandemia do Coronavírus, a reunião com as Regionais de Saúde aconteceu por meio virtual, com a participação de mais de 80 profissionais.

A Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI)/Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA), reuniu nesta segunda-feira (09), as Regionais de Saúde para promover discussões importantes sobre a Talidomida, dispensação de medicamentos de Controle Especial, Cadastramento de Instituições e Médicos Prescritores e a Nota Técnica de Serviços de Imunização: Rede frio/Salas de vacina, publicada ontem (08).

A Talidomida é um medicamento de uso controlado, cuja sua utilização exige uma série de medidas de controle de produção, prescrição e dispensação. A prescrição dessa medicação somente pode ser feita por médicos prescritores cadastrados na Vigilância Sanitária do Estado, com talonários específicos.

A Talidomida não é comercializada no Brasil. A droga é distribuída pelos programas do Sistema Único de Saúde, em postos, centros e hospitais. O maior controle do medicamento é devido às consequências causadas em mulheres gestantes, levando à má formação nos braços e pernas dos bebês, entre outros tipos de deficiência física.

No Piauí, a droga é distribuída por meio das Unidades Públicas Distribuidoras de Talidomida (UPDT), credenciadas junto a Divisa.

Ainda durante a reunião, o setor de medicamento da DIVISA, apresentou a relação de documentos necessários para a solicitação de receitas de medicamentos controlados (cadastro para médicos e instituições).