06 de Dezembro de 2024 | Atualizado em 21 de Janeiro de 2025
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Vigilância Sanitária e COSEMS realizam reunião sobre gerenciamento de antimicrobianos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) implementou um projeto na Atenção Primária à Saúde visando promover a implementação e o fortalecimento dos programas de prevenção e controle de IRAS nas unidades de APS de todo país, principalmente pensando na redução máxima da resistência aos antimicrobianos.

A Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems - PI) realizaram nesta quinta-feira (05), uma reunião online com as Vigilâncias Sanitárias Municipais, hospitais estaduais e coordenadores da Atenção Primária à Saúde, sobre o Gerenciamento de Antimicrobianos e as Orientações a cerca de Mutirões de Catarata. 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) implementou o Projeto Stewardship Brasil na Atenção Primária à Saúde visando promover a implementação e o fortalecimento dos programas de prevenção e controle de IRAS nas unidades de APS de todo país, principalmente pensando na redução máxima da resistência aos antimicrobianos.

Nesse sentido, a Anvisa elaborou um formulário eletrônico para possibilitar uma avaliação nacional, sendo fundamental a participação de todas as unidades de Atenção Primária à Saúde do país. O objetivo é realizar um diagnóstico fidedigno da realidade atual do Brasil, possibilitando o direcionamento das ações nacionais e locais para fomentar a implementação de medidas para a prevenção das infecções e para o uso correto e seguro de antimicrobianos nestas unidades de saúde.

“Dessa forma, nós convidamos todos os gestores e profissionais de saúde da APS que participem da avaliação nacional das estratégias para o controle de infecções e o gerenciamento do uso de antimicrobianos na Atenção Primária à Saúde – 2024. Podemos prevenir infecções e otimizar o uso dos antimicrobianos na APS, aumentando a segurança dos pacientes e reduzindo a resistência aos antimicrobianos”, disse a diretora da Vigilância Sanitária do Estado, Tatiana Chaves.

O formulário de Avaliação Nacional do Gerenciamento de Antimicrobianos na Atenção Primária à Saúde e dos Programas de Gerenciamento de Antimicrobianos dos Hospitais devem ser preenchidos até o dia 31 de dezembro nos endereços eletrônicos a seguir:

- Formulário de Avaliação Nacional do Gerenciamento de Antimicrobianos na Atenção Primária à Saúde - 2024   http://pesquisa.anvisa.gov.br/index.php/252694?lang=pt-BR

- Formulário de Avaliação Nacional dos Programas de Gerenciamento de Antimicrobianos dos Hospitais - 2024
 http://pesquisa.anvisa.gov.br/index.php/885313?lang=pt-BR