O Comitê Estadual de Controle ao Tabagismo esteve em Brasília participando de um evento do Comitê Nacional e aproveitou a oportunidade para sensibilizar os parlamentares sobre a alteração na Lei Anti-fumo, proposta pelo vereador Edson Melo e vetada pelo prefeito de Teresina, Elmano Férrer, na última segunda-feira (08).

Os representantes do Comitê, Isabel de Paula e Ricardo Cruz, foram recebidos pelos deputados federais piauienses, os quais assinaram um abaixo-assinado que será entregue aos vereadores de Teresina para que esses mantenham o veto do prefeito. O documento foi assinado pelos deputados Marcelo Casto, Assis Carvalho, Iracema Portela, Júlio Cesar e Marllos Sampaio, além do senador João Vicente Claudino.

O abaixo–assinado está sendo passado nas comunidades, escolas e órgãos públicos. De acordo com Célia Regina, técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e membro do Comitê Estadual, o material será entregue aos vereadores ainda na próxima semana. “Pretendemos entregar o quanto antes, pois temos pouco tempo para conversar com o presidente da mesa e manter o veto do prefeito”, afirma.

A alteração na Lei Anti-fumo foi proposta pelo vereador Edson Melo e favorece a criação de “fumódromos” em estabelecimentos abertos e parcialmente fechados de uso coletivo em Teresina.

Por Flalrreta Alves.