26 de Abril de 2013 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Pesquisa de vigilância sanitária atinge marca de mil municípios

Mais de mil municípios já responderam à pesquisa da Anvisa sobre a vigilância sanitária no país. A marca foi atingida na última semana e faz parte do esforço da Agência para conhecer a realidade e a estrutura das vigilâncias de todo o país.

Os municípios que já enviaram seus formulários representam mais da metade da população brasileira, mas ainda há estados em que o grau de participação é baixo e precisa aumentar. É o caso dos estados do Acre, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Piauí e Rondônia. Em todas estas unidades, menos de 5% dos municípios do estado já enviaram seus questionário.

De acordo com o diretor de Coordenação e Articulação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária da Anvisa, Jaime Oliveira, a informação é fundamental para a melhor organização e planejamento da vigilância no Brasil. “É com base nessas informações que poderemos formular estratégias concretas e exequíveis de fortalecimento do Sistema”, explica o diretor. Segundo Jaime, a Agência vai intensificar as ações com os gestores de saúde para ampliar o número de municípios participantes. “Assim teremos uma visão mais clara e representativa da situação da vigilância sanitária no país”.

100% de Participação

O destaque positivo da pesquisa até agora fica por conta do estado de Sergipe, onde todos os 75 municípios já responderam ao questionário da pesquisa. De acordo com o Coordenador da Vigilância Sanitária do estado, Antônio de Pádua Pombo, a estratégia para esta marca envolveu um diálogo próximo com os novos prefeitos eleitos e o Conselho de Secretarias Municípais de Saúde de Sergipe. “Tivemos dois momentos importantes; o primeiro com a acolhida dos novos prefeitos pelo governo do estado e o segundo com a recepção aos novos secretários de saúde”, resume Pádua.

Para o representante de Sergipe, o diagnóstico que está sendo elaborado tem importância fundamental para o bom funcionamento do SNVS. “Os dados coletados serão essenciais para várias ações, como a próximas pactuações, definição de perfil técnico das equipes, planejamento de capacitações, mensuração da capacidade técnico operacional das bigilâncias, entre outros”, defende Pádua.

Confira o quadro atual da participação dos municípios.

Participe!

A pesquisa continua aberta a todos os municípios até o dia 31 de maio. Para participar, os coordenadores das Vigilâncias Sanitárias Municipais devem responder a um questionário, com cerca de 100 perguntas, aplicado por meio do Formsus, formulário eletrônico do Sistema DataSus do Ministério da Saúde.

Clique aqui e acesse a pesquisa.

Imprensa/Anvisa

Arquivos anexos (1)