26 de Abril de 2013 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Pesquisa de vigilância sanitária atinge marca de mil municípios

Pesquisa de vigilância sanitária atinge marca de mil municípios

Pesquisa de vigilância sanitária atinge marca de mil municípios

Mais de mil municípios já responderam à pesquisa da Anvisa sobre a vigilância sanitária no país. A marca foi atingida na última semana e faz parte do esforço da Agência para conhecer a realidade e a estrutura das vigilâncias de todo o país.

Os municípios que já enviaram seus formulários representam mais da metade da população brasileira, mas ainda há estados em que o grau de participação é baixo e precisa aumentar. É o caso dos estados do Acre, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Piauí e Rondônia. Em todas estas unidades, menos de 5% dos municípios do estado já enviaram seus questionário.

De acordo com o diretor de Coordenação e Articulação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária da Anvisa, Jaime Oliveira, a informação é fundamental para a melhor organização e planejamento da vigilância no Brasil. “É com base nessas informações que poderemos formular estratégias concretas e exequíveis de fortalecimento do Sistema”, explica o diretor. Segundo Jaime, a Agência vai intensificar as ações com os gestores de saúde para ampliar o número de municípios participantes. “Assim teremos uma visão mais clara e representativa da situação da vigilância sanitária no país”.

100% de Participação

O destaque positivo da pesquisa até agora fica por conta do estado de Sergipe, onde todos os 75 municípios já responderam ao questionário da pesquisa. De acordo com o Coordenador da Vigilância Sanitária do estado, Antônio de Pádua Pombo, a estratégia para esta marca envolveu um diálogo próximo com os novos prefeitos eleitos e o Conselho de Secretarias Municípais de Saúde de Sergipe. “Tivemos dois momentos importantes; o primeiro com a acolhida dos novos prefeitos pelo governo do estado e o segundo com a recepção aos novos secretários de saúde”, resume Pádua.

Para o representante de Sergipe, o diagnóstico que está sendo elaborado tem importância fundamental para o bom funcionamento do SNVS. “Os dados coletados serão essenciais para várias ações, como a próximas pactuações, definição de perfil técnico das equipes, planejamento de capacitações, mensuração da capacidade técnico operacional das bigilâncias, entre outros”, defende Pádua.

Confira o quadro atual da participação dos municípios.

Participe!

A pesquisa continua aberta a todos os municípios até o dia 31 de maio. Para participar, os coordenadores das Vigilâncias Sanitárias Municipais devem responder a um questionário, com cerca de 100 perguntas, aplicado por meio do Formsus, formulário eletrônico do Sistema DataSus do Ministério da Saúde.

Clique aqui e acesse a pesquisa.

 

Imprensa/Anvisa

 


Arquivos anexos (1)