14 de Junho de 2024 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Artesãos do Pólo Cerâmico recebem serviços de saúde da SESAPI

As Estações de Saúde e do Trabalhador irão acontecer no decorrer deste ano, em Teresina e interior do estado.

A Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA), por meio do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), realizou nesta sexta-feira (14), em Teresina, as Estações de Saúde do Trabalhador, um projeto que visa conhecer o perfil de saúde dos trabalhares, público e/ou privado. A segunda edição do evento aconteceu no Pólo Cerâmico do Poty Velho.

A ação contou com serviços de avaliação nutricional, ergonomia, aferição de pressão, testes rápidos de glicemia, vacinação contra febre amarela, hepatite B, sarampo, caxumba e rubéola (Tríplice Viral), além de orientações sobre alimentação saudável, obesidade, hipertensão, entre outros. Todos os serviços e orientações foram realizados por uma equipe multiprofissional da DIVISA/CEREST, composta por enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social e psicólogo.

“Nós artesãos, a gente fica presa aqui no trabalho e esquece um pouco de cuidar da saúde, que a gente sabe que é fundamental. Eu estou muito feliz e muito agradecida pelo CEREST ter vindo oferecer esse serviço para nós que fazemos o Pólo Cerâmico”, comemorou a presidente da Cooperativa de Artesanato do Poty Velho (COOPERART-POTI, Raimunda Teixeira.

Conhecer o perfil do trabalhador permite que o Estado tenha uma melhor avaliação dos riscos e agravos que o profissional está submetido, possibilitando traçar estratégias para a melhoria do cuidado de todas as categorias de trabalhadores, independente da atividade que ele execute.

“Estamos identificando os trabalhadores através dos seus sinas e sintomas, quais são as doenças mais prevalentes, pois a partir da identificação dessa prevalência, nós iremos encaminhar o trabalhador para o CEREST, onde ele será acolhido pelos médicos do CEREST, para que possam ter um diagnóstico e tratamento de acordo com suas patologias” explicou a diretora da Vigilância Sanitária, Tatiana Chaves.

As Estações de Saúde e do Trabalhador terão continuidade no decorrer deste ano, em Teresina e interior do estado. Os locais serão definidos e divulgados posteriormente pelo CEREST estadual e regionais.