26 de Abril de 2010 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

SAÚDE RELEMBRA VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRABALHO AMANHÃ (DIA 28)

Em três anos o número de acidentes de trabalho registrado no Piauí aumentou mais de 160%. Só 2008, foram registrados dezoito mortes no estado decorrentes de acidentes do trabalho. Apesar das estatísticas do ano passado só serem divulgadas no segundo semestre deste ano, a estimativa é que esses números sejam ainda maiores, uma vez que só a telefonia celular foi responsável por sete mortes de trabalhadores. Segundo a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Piauí, só em 2008 foram registrados 2600 acidentes de trabalho. Em 2007, esses números foram de 1772. Em 2005, o numero de acidentes era de 991. O que revela um aumento significativo de acidentes no trabalho, explicada tanto pela maior notificação como pelo aumento da quantidade de empregos gerados pela construção civil. O mundo inteiro se volta para refletir sobre essa situação no dia 28 de abril, quando é comemorado o dia Mundial em Memória dos Trabalhadores Vítimas de Acidentes de Trabalho. No Piauí, o Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador, Cerest da Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com a Superintendência Regional vão fazer um trabalho de conscientização sobre a importância da prevenção contra acidentes e da notificação caso eles ocorram. A mobilização vai acontecer num canteiro de obras na Vila do Avião, onde trabalham 520 pessoas.

Além das orientações sobre a importância dos equipamentos de proteção individual e da notificação na Previdência Social, os técnicos do Cerest farão palestras para os trabalhadores. Os temas são Como se Prevenir dos Ruídos e das doenças que eles podem causar e sobre Ergonomia, que é a relação entre o homem e seus ambientes de trabalho e tem como objetivo, possibilitar o conforto ao indivíduo e proporcionar a prevenção de acidentes e do aparecimento de patologias específicas para determinado tipo de trabalho. Logo depois da mobilização, a Superintendência Regional e o Cerest vão realizar o tradicional café-da-manhã com jornalistas na sede da SRT na Avenida Frei Serafim. O dia 28 de abril foi escolhido como dia Mundial em Memória dos Trabalhadores vítimas de acidentes de trabalho e de doenças profissionais em memória dos 78 trabalhadores mortos numa explosão na mina de Farmington - Virginia – Estados em 1969. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, em todo o mundo, cerca de 270 milhões de trabalhadores são vitimados em decorrência de acidentes de trabalho todos os anos. No Brasil, somente entre trabalhadores formais, com vínculo celestista, que correspondem a 30% da População Economicamente Ativa, foram contabilizados 653.090 acidentes de no ano de 2007.

Mais informações: Diretoria de Vigilância Sanitária Estadual