Notícias
08 de Junho de 2010 | Atualizado em 23 de Novembro de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br
SAÚDE LANÇA VISA MOBILIZA NESTA QUINTA (10)
Mobilizar a sociedade em torno de questões de vigilância sanitária: esse é o objetivo do VISA Mobiliza, que será lançado nesta quinta-feira (10), a partir das 8h, no auditório da APPM. No Piauí, a coordenação do projeto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, é da Secretaria Estadual de Saúde através da Diretoria Estadual de Vigilância Sanitária.
Na ocasião, técnicos das Vigilâncias dos 224 municípios do estado, além de representantes de associações comunitárias, conselhos de classe, movimentos sociais sindicatos e outros representantes da sociedade civil organizada e poderes públicos estarão reunidos com o objetivo de fortalecer uma rede de trabalho e articulação das ações de vigilância sanitária.
A diretora da Vigilância Sanitária Estadual, Tatiana Chaves ressalta que as ações estão relacionadas desde a Comunicação, Educação até a Mobilização. “O importante é que todos contribuam na construção de uma responsabilidade social efetiva na proteção e promoção da saúde, fortalecendo a integração dos diferentes participantes com a vigilância sanitária”, explica Tatiana Chaves.
Ainda durante o encontro, os municípios receberão orientação sobre a Portaria de Nº 3252/2009, que deverá ser implantada no Estado. Por ela, os municípios, bem como a própria Diretoria Estadual de Vigilância Sanitária deverão informar todos os seus procedimentos no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, CNES. “Essa é uma ação importante já que vai garantir um maior monitoramento do que está sendo desenvolvido nos municípios e no estado em matéria de vigilância sanitária”, destaca Tatiana Chaves.
Ela chama atenção para fato da importância da inserção de informação no Cadastro. “Pela Portaria, as Vigilâncias que não passarem a adotar o CNES como obrigatório, deixarão de receber os recursos da ANVISA. Por isso, além de apresentar a Portaria, vamos capacitar os municípios para prestarem contas através do sistema”, diz a diretora.