14 de Junho de 2011 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Sesapi reúne agências de viagem para alertar sobre circulação do Sarampo na Europa

Diante da situação mundial de circulação do vírus e, especialmente aos relatos de casos de Sarampo na Europa, a Secretaria Estadual da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem tomado algumas providências que vão ajudar na prevenção da doença no Brasil.

Na próxima sexta-feira (17), os dois órgãos vão reunir agências de turismo, companhias aéreas e comunidades aeroportuárias, a fim de esclarecer dúvidas e dar orientações sobre as formas de prevenção do sarampo. A reunião acontece no auditório do Cerest, a partir das 9h.

“Nós vamos orientar essas pessoas sobre a prevenção através da vacina, que é a maneira mais eficaz, e ainda como a pessoas que retornaram da Europa, em especial da França, devem proceder ao perceber os sintomas da doença”, disse a coordenadora estadual de epidemiologia, Amélia Costa.

Outra medida adotada pela Anvisa é o alerta sonoro, veiculado desde a última sexta-feira (10) nos aeroportos de todo o país.  O informe orienta aquelas pessoas que vão viajar para o exterior sobre a necessidade de tomar a vacina contra o sarampo, que pode ser encontrada gratuitamente nos postos de saúde de todo o país.

“É importante que os viajantes sigam as orientações. Quem não lembra se já tomou a vacina, deve ser vacinado”, afirmou a coordenadora da Anvisa no Piauí, Elizabeth Fernandes.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda do sistema respiratório, altamente contagiosa, usualmente de evolução benigna, que tem como principal complicação a broncopneumonia. Seus principais sintomas são: febre alta, manchas vermelhas pelo corpo (exantema), mal-estar geral, coriza, conjuntivite e tosse com catarro.

Pessoas que apresentarem esses sintomas devem procurar um serviço de saúde e informar os países que visitou recentemente.

Poliomielite e Sarampo

O Ministério da Saúde utiliza também como estratégia de prevenção do sarampo no Brasil, a inclusão da vacina, junto ao calendário de vacinação contra a poliomielite. Na primeira etapa da campanha, em 18 de junho, além das duas gotinhas contra a paralisia infantil, oito estados também vão vacinar as crianças contra o sarampo: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Ceará e Alagoas. Todas as crianças entre 1 ano e menores de 7 anos devem se vacinar contra a doença. Os demais estados e o Distrito Federal vão vacinar as crianças dessa faixa etária contra o sarampo somente na segunda etapa, no dia 13 de agosto.

Por Cyntia Veras