20 de Junho de 2011 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Vigilância Sanitária do Estado fiscaliza estabelecimentos comercias em Pedro II

Uma equipe da Divisão de Vigilância Sanitária Estadual está desde ontem (20) em Pedro II para fiscalizar estabelecimentos comerciais de alimentos (restaurantes, lanchonetes, trailler’s), hotéis e pousadas daquele município, que vão atender os turistas durante a 8ª edição do Festival de Inverno, que começa no próximo dia 23. Esta é uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Saúde de Pedro II.

A fiscalização é um trabalho de prevenção e promoção à saúde e faz parte da programação anual de vigilância sanitária, em parceria com as VISAS municipais nos principais eventos do Estado, a exemplo dos festivais em Castelo do Piauí, Luis Correia, Batalha, entre outros. “Além de fortalecer as ações das vigilâncias municipais, essas vistorias vão proporcionar também uma segurança para o turista durante os eventos”, disse a coordenadora estadual de alimentos e nutricionista, Vânia Correa

Os locais que não atenderem as recomendações da Vigilância Sanitária são notificados para regularização. “A cada ano, a gente tem percebido uma melhora nos estabelecimentos, de acordo com as normas sanitárias”, gerente de controle de serviços e produtos, Carmem Mascarenhas.

Os ambulantes também são fiscalizados. “O trabalho com os ambulantes é feito com o município. Eles são devidamente cadastrados e recebem orientações sobre os cuidados que devem ter com a higiene”, acrescentou a gerente.

Por Cyntia Veras