18 de Agosto de 2011 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Secretaria de Saúde de Luis Correia promove capacitação para merendeiras das escolas municipais

A  Secretaria Municipal de Saúde de Luis Correia, através do Programa de Saúde nas Escolas e Vigilância Sanitária promoveu nos dias 11 e 12 de agosto a Oficina de Capacitação em Boas Práticas de manipulação e preparo de alimentos para  33  merendeiras  das escolas municipais da Zona Rural e Urbana.

A Oficina é uma realização em parceria com a Secretária Municipal de Educação.A alimentação de crianças nas escolas é um direito assegurado na constituição.

Durante o período em que o aluno permanece na escola, a merenda é de grande importância para garantir bem estar, ânimo, atenção e facilidade de aprendizagem, além de contribuir para saúde e nutrição do estudante.

A preocupação sobre a alimentação nas escolas vai além dos aspectos de fontes adequadas de nutrientes. Um cardápio bem elaborado, com nutrientes balanceados tem que fornecer acima de tudo, uma segurança alimentar durante seu processo de produção.

Durante a capacitação foram entregues kits a cada participante contendo: avental, gorro, material didatico e adesivo de lavagem das mãos.

Veja a programação da Oficina abaixo

:Programação Teórica

Noções Básicas de contaminação e Transmissão de Doenças Transmitidas por Alimentos-DTA’S

Higiene Pessoal e do ambiente;Higiene na manipulação e conservação dos alimentos;

Recebimento de matéria prima;

Controle de almoxarifadoProgramação práticaTécnica de lavagem das mãos;

Aproveitamento integral de alimentos:

Bife de casca de banana;

Farofa de folhas e talos;

Cocada de melancia